Unesp busca voluntários para 2ª fase de estudo sobre cicatrização de feridas

Bioproduto foi desenvolvido pela Faculdade e é derivado de veneno de serpente; 40 voluntários serão estudados

seg, 28/09/2015 - 8h22 | Do Portal do Governo

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) estão numa segunda fase de estudo sobre cicatrização de úlceras venosas. O bioproduto, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da FMB, é derivado de veneno de serpente e será testado em pelo menos 40 voluntários. 

As aplicações do produto, que é semelhante a um gel, serão realizadas semanalmente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).  

Nos estudos anteriores, o selante demonstrou ser um produto seguro. Na última fase, houve cicatrização em 38,8% das úlceras e melhora em 33,3%, totalizando melhora significativa em 72,1% dos casos.

Voluntários
Para participar, os voluntários precisam obedecer aos seguintes critérios: homens e mulheres com mais de 18 anos; ter ferida na perna de origem varicosa (relativo a varizes ou pós trombose venosa profunda); ter disponibilidade de comparecer uma vez por semana para o tratamento na Upeclin; não utilizar anticoagulantes (Marevan, Clexane e outros); não ter alergia ao tratamento com bota de Unna (bandagem utilizada como curativo) não estar grávida.

Os interessados em integrar o estudo podem entrar em contato com a Upeclin pelo telefone (14) 3880-1663. O horário de atendimento da Unidade é das 8h horas às 17h.

Para mais informações acesse o site da instituição.

Do Portal do Governo do Estado