Unesp: Botucatu comemora o Dia do Nutricionista

Palestras e orientação para a população marcam a data

qui, 16/08/2007 - 22h05 | Do Portal do Governo

No próximo dia 31 de agosto, o Instituto de Biociências (IB), de Botucatu, comemora o Dia do Nutricionista com atividades na região central do município. A ênfase do evento, realizado pela Empresa Júnior de Nutrição EJENUTRI, é a divulgação da importância de uma dieta equilibrada para a saúde. A ação é coordenada pela professora Flávia Queiroga Aranha de Almeida, com o apoio da prefeitura da secretaria de saúde.

A equipe da EJENUTRI busca identificar na população casos de sobrepeso e de obesidade por meio do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). “Nossa meta é oferecer orientações básicas de boa alimentação”, explica a docente Flávia. “Caso haja necessidade de tratamento, a pessoa será encaminhado ao Laboratório de Avaliação Nutricional (LANutri), no IB”, completa. As atividades ocorrerão das 8 h às 12 h, na Praça Comendador Emílio Bedutti, também conhecida como a Praça do Bosque, no centro de Botucatu, e na Praça Major Mateus, próxima à Igreja do Bairro.

No período entre 14 h às 18 h, o IB promoverá palestras com especialistas nas três principais áreas da nutrição: Dietética, Nutrição Clínica e Alimentação Coletiva, no câmpus da Universidade. Esta atividade é voltada para estudantes e profissionais da área. As inscrições custam R$10,00 para pagamento antecipado e R$15,00 no local. Veja a relação completa dos palestrantes.

Extensão – Nos dias 13, 20 e 27 de setembro, ainda como parte das comemorações, o curso de Nutrição do IB realizará mini-cursos, coordenado por Flávia, com a participação de alunas do 4º ano. A atividade se insere no programa Universidade Aberta para a Terceira Idade (Unati). Os participantes receberão orientações sobre como comprar, refrigerar e higienizar os alimentos e de como montar e preparar um cardápio, de forma a conservar seus nutrientes.

“É uma atividade prazerosa. As senhoras têm muito interesse e experiência no assunto”, relata a professora. “Há uma troca de informações e elas acabam aprendendo e também transmitindo o conhecimento adquirido com a prática”. As aulas acontecem uma vez a cada semestre. A atividade é gratuita e o interessado precisa estar inscrito no programa Unati.

Serviço:

Instituto de Biociências

Distrito de Rubião Júnior, s/nº

Botucatu – São Paulo/SP

Tel.: 14 – 3811 – 6000

 

Da Unesp

(I.P.)