Unesp Barra Funda será entregue hoje

Institutos de Artes e de Física Teórica ocupam 24 mil m2

seg, 12/01/2009 - 9h08 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 12, será entregue o novo câmpus da Unesp em São Paulo, no bairro da Barra Funda. A nova unidade abrigará o Instituto de Artes (IA) e o Instituto de Física Teórica (IFT) que funcionavam, respectivamente, nos bairros do Ipiranga e da Bela Vista. A solenidade ocorrerá às 15h.

Com 24 mil m2 de área (sendo 14,3 mil m2 de área construída), o câmpus da Barra Funda teve o investimento de R$ 18 milhões. A construção possui três blocos: um para cada instituto e um terceiro com refeitório, cantina e salas da Unamos e do diretório acadêmico.

Além das salas de aula, o IA oferecerá a seus alunos dos cursos de Música, Artes Cênicas e Artes Visuais laboratórios de percussão, cerâmica, som, luz e fotografia; salas para coral, orquestra, estudo de instrumento, ensaio de teatro, expressão corporal e pesquisa; ateliês de pintura, gravura, plásticas, costura e cenografia; galeria de exposição, auditório de artes cênicas, auditório de música, camarim, laboratório de bonecas, laboratório de maquiagem, oficina de canto e oficina de vídeo.

A estrutura, ressalta Marcos Pupo Nogueira, diretor do IA, contará com biblioteca, salas de videoconferência, área dos departamentos de graduação e pós-graduação, laboratórios de informática e salas da administração, diretoria, congregação, reprografia, finanças, serviço técnico de informática e apoio. Na área externa ao bloco 1, há um galpão de serralheria e um de marcenaria.

O bloco 2, do IFT, receberá no andar térreo a estrutura do GridUnesp, que permitirá a grupos de pesquisa da Universidade o acesso aos mais elevados níveis de capacidade de processamento e armazenamento de dados em física de partículas, genética, meteorologia, medicina e outras áreas de investigação científica.

Nos demais andares, estarão salas de aula, salas de docentes, biblioteca, auditório, sala de trabalho e pesquisa para alunos e sala da administração. “O ensino e a pesquisa dos alunos – cerca de 80, na pós-graduação – serão beneficiados com as novas instalações, que contarão também com um laboratório de informática”, diz o diretor do IFT, professor Rogério Rosenfeld. (LM)

Da Unesp