Unesp: Atlas da Ciência dá visibilidade à produção científica nacional

Atlas reúne dados sobre artigos indexados em periódicos científicos de nove países

qua, 10/05/2006 - 13h50 | Do Portal do Governo

Para ampliar a visibilidade internacional da produção científica brasileira, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) assinou acordo com a Universidade de Granada, da Espanha. O objetivo é aumentar a participação do País no Projeto Atlas da Ciência. Desenvolvido por cinco universidades espanholas, o Atlas reúne dados sobre artigos indexados em periódicos científicos de nove países: Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Cuba, México, Portugal, Espanha e Brasil.

A publicação disponibiliza indicadores de avaliação da ciência mundial em diferentes áreas do conhecimento, informa João Augusto Guimarães, coordenador da participação brasileira no projeto e professor do Departamento de Ciência da Informação da Unesp. O site do Atlas www.atlasofscience.net oferece gráficos sobre o processo de divulgação científica nesses países, por meio do volume de artigos publicados. A partir de agora, uma equipe de pesquisadores está sendo formada para incluir indicadores sobre dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas nas três universidades públicas paulistas – USP, Unesp e Unicamp.

“O intuito é fazermos da obra um veículo de pesquisa que produza indicadores destinados às agências de estímulo, no que diz respeito à análise das demandas de financiamento a teses e dissertações”, explica Guimarães, chamando a atenção para o caráter acadêmico do Atlas da Ciência. Para ele, o projeto poderá também auxiliar a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na avaliação dos programas brasileiros de pós-graduação. “Nossos produtos serão vários números e estatísticas sobre teses e dissertações, livros, artigos e formação de novos grupos de pesquisa”, conta Guimarães.

O acesso às informações do site Atlas da Ciência é gratuito e aberto ao público. Estimular o intercâmbio de docentes e alunos de pós-graduação, e promover a elaboração de projetos de pesquisa em conjunto na área de tecnologia da informação são outros objetivos do acordo entre brasileiros e espanhóis.

Da Agência Fapesp