Unesp: Assis inaugura incubadora de cooperativas populares

Objetivo do Incop/UNESP é apoiar iniciativas destinadas à geração de trabalho e renda

seg, 11/12/2006 - 11h43 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Ciências e Letras (FCL), campus de Assis, inaugurou no dia 28 de novembro um núcleo da Incubadora de Cooperativas Populares da UNESP (Incop/UNESP), projeto também instalado nas Unidades de Ourinhos, Presidente Prudente e Bauru. A Pró-Reitora de Extensão Universitária (Proex), Maria Amélia Máximo de Araújo, participou da cerimônia.

O objetivo do Incop/UNESP é apoiar iniciativas destinadas à geração de trabalho e renda, de acordo com os princípios do cooperativismo, do associativismo e da economia solidária. A iniciativa está integrada à Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, já instaladas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade de São Paulo (USP), responsáveis pela indicação da UNESP para a agência financiadora.

O projeto de instalação da iniciativa nos quatro campi foi aprovado pelo Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc), da Secretaria Nacional de Economia Solidária e é custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que destinará à iniciativa R$ 150 mil em dois anos.

A coordenadora da Incop, professora Ana Maria Rodrigues de Carvalho, do Departamento de Psicologia Experimental, explica que o projeto destina-se a moradores desempregados e em condições precárias de trabalho, para que sejam organizados a um processo educativo e saiam da informalidade.

Inicialmente o campus apoiará três propostas: a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Assis (Coocassis); o projeto de gestão de resíduos da construção civil, solicitado pela prefeitura; e a entidade Círculo do Pão de Santo Antônio, que mantém uma horta comunitária.

Do site da Unesp