Unesp assina convênio com universidade chinesa

Universidade de Língua e Cultura de Pequim está implantando departamento de língua portuguesa

sáb, 23/10/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Os reitores Cui Xiliang, da Universidade de Língua e Cultura de Pequim (BLCU), e Herman Jacobus Cornelis Voorwald, da Unesp, firmaram na quarta-feira, 20, em São Paulo, um acordo de cooperação para o intercâmbio de professores e alunos das duas instituições. Também participaram da reunião o chefe de gabinete do reitor chinês, professor Guo Li, e a responsável pelo Departamento de Institutos Confúcio da universidade chinesa, Wen Qian.

A BLCU está implantando um departamento de língua portuguesa (atualmente, conta com apenas um professor, da Universidade Politécnica de Macau). É a universidade da China com o maior número de alunos estrangeiros – cerca de 10 mil em 35 mil estudantes. Participa de 16 Institutos Confúcio em diversos países – no México, nos Estados Unidos, na Europa (França, Itália, Alemanha) e na Ásia.

Representantes da BLCU vieram ao Brasil depois da inaguração do Instituto Confúcio nos Estados Unidos. “Eles visitaram o Instituto Confúcio na Unesp e ficaram impressionados com avanços que realizamos neste cerca de um ano e meio de funcionamento”, afirma Luis Antônio Paulino, professor de Relações Internacionais da Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marília. Ele é responsável, com o professor Marcos Cordeiro Pires, pelo projeto do instituto para o ensino do mandarim e por intercâmbios de estudantes com a China. “Os chineses ficaram também muito interessados em conhecer melhor a experiência da Unesp de gestão de uma universidade multicâmpus”, observou Paulino.

Fórum com reitores

As duas universidades participaram na sexta-feira, 22, da II Feira de Universidades Chinesas no Brasil, realizada no Memorial da América Latina pelo Conselho de Bolsas de China, pela Embaixada da China no Brasil, pelo Instituto Confúcio na Unesp, pela Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico e pela Fundação Memorial da América Latina.

Depois da abertura da feira, foi realizado um fórum com cerca de 15 reitores e vice-reitores de universidades chinesas e com representantes de instituições brasileiras.

Da Unesp