Unesp: Araraquara realiza oficinas de cultura africana

Evento apoiado pelo Nupe ocorre no Centro de Referência Afro

qua, 09/08/2006 - 17h35 | Do Portal do Governo

Desde o dia 7 de agosto, a Prefeitura Municipal de Araraquara promove oficinas de formação permanente de agentes educativo-culturais, no Centro de Referência Afro de Araraquara.

O evento é promovido por meio da Assessoria Especial da Promoção da Igualdade Racial (AEPIR) e do Departamento de Oficinas Culturais da Assessoria para Gênero, Raça e Etnias, em parceria com o NUPE (Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão) e o Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffioti, além de apoio da ONG Fonte e Patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura.

A oficina História e Cultura Africana e Afro-brasileira, Gênero e Etnia visa atender, em três turmas, aproximadamente 19 mil pessoas, direta e indiretamente. As duas primeiras turmas serão formadas por funcionários públicos do município. A terceira será aberta para a comunidade em geral. Em caso de vagas remanescentes, elas serão repassadas para alunos e professores vinculados ao NUPE e, posteriormente, para os movimentos sociais e organizações não governamentais da cidade.

A oficina coordenada pelo antropólogo Dagoberto José Fonseca, coordenador do NUPE, Washington Lúcio Andrade, da AEPIR e Gisele Rocha Côrtes, do Centro de Referência da Mulher tem como objetivo difundir conhecimentos científicos e técnicos sobre as culturas e histórias das populações africanas e afro-brasileira.

Serão enfatizadas a arte, a literatura, as festas e a música. A iniciativa pretende estabelecer, a partir destas oficinas, um calendário de exposições, performances e de produção de publicações (materiais didáticos, paradidáticos e acadêmicos), entre outras possibilidades.

A oficina é realizada em oito módulos, que devem ser concluídos em um prazo de dois meses. Os encontros serão semanais, com duração de 120 minutos. A previsão é de que a primeira turma encerre a oficina no dia 02 de outubro.

Serviço

Centro de Referência AFRO AV. Duque de Caxias, 660 – Centro CEP.: 14801-300 – Araraquara – SP Tel.: (16) 3322-8316 Messenger: aepir@hotmail.com E-mail.: aepir@araraquara.sp.gov.br

Visite o site: www.araraquara.sp.gov.br

Da Unesp