Unesp: alunos de graduação participam de projeto no litoral paulista

Aproximadamente 100 jovens de Cananeia receberam orientações neste mês de estudantes do curso de Engenharia de Pesca

sex, 21/09/2018 - 20h36 | Do Portal do Governo

Na cidade de Cananeia, um projeto que envolveu alunos da rede pública promove a troca de experiências com estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Graduandos do curso de Engenharia de Pesca, do Campus Experimental de Registro, orientaram cerca de 100 jovens da Escola Estadual Geni Cunha, no bairro Porto Cubatão, que cursam 9º ano do Ensino Fundamental e os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A atividade teve o apoio financeiro do Projeto de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) “Conservação da Zona Costeira: conectando sociedade ao ambiente” e do Projeto “Caiu na Rede!”, do convênio Unesp Santander, ambos coordenados pela professora Marília Cunha Lignon.

O trabalho foi realizado neste mês no Centro Comunitário do bairro Porto Cubatão, conhecido pela pesca esportiva e recreativa realizada no local. O espaço contou com a colaboração de materiais para a exposição dos projetos da Unesp “Museu Dinâmico da Mata Atlântica”, coordenado pela professora Patrícia Gleydes Morgante, e “Robalo”, sob a coordenação do professor Domingos Garrone Neto.

Disciplina

Matriculados na disciplina optativa “Ecossistema Manguezal e seus Recursos Naturais”, os universitários desenvolveram a atividade “Exposição e Roda de Conversa sobre a Importância dos Manguezais para a Pesca”. Além disso, a prática integrou a Semana de Conservação dos Manguezais, organizada pela prefeitura de Cananeia.

“A conversa com os universitários e a exposição nos deram um ensinamento e um conhecimento do qual não tínhamos consciência. Mesmo morando e vivendo em Cananeia, sabíamos muito pouco sobre nossa região. Isso nos fez refletir sobre a nossa cidade, que é muita rica em peixe. Essa riqueza sustenta muitas famílias”, ressalta Elisa Pedro Mandira, aluna da 1ª série do Ensino Médio.

A professora de Matemática, Ciências e Biologia Angela Maria Mateus Dias celebrou o sucesso da atividade em relação aos alunos da Escola Estadual Geni Cunha. “Os estudantes do curso de Engenharia de Pesca foram muito prestativos e atenciosos com os jovens na explicação dos conteúdos. Fiquei feliz ao saber mais sobre o curso da Unesp, em Registro. Dessa forma, poderei incentivar os alunos do Ensino Médio, direcionando as futuras escolhas deles”, revela.

“Com a exposição, pude conhecer algumas coisas que não sabia sobre o próprio lugar onde moro. Diante dessas novas informações, cuidarei melhor da minha cidade”, enfatiza Tamires Regina Barbosa da Silva, aluna da 2ª série do Ensino Médio.

“A exposição nos trouxe uma visão nova sobre o local em que vivemos, no qual os jovens, na maioria, desconhecem a história e, por isso, não dão o valor que a cidade merece”, destaca Evandro Cunha Mandira de Castro, aluno da 3ª série do Ensino Médio. “A Unesp fez um ótimo trabalho. Além de serem gentis e educados, eles souberam nos passar perfeitamente todas as informações, acrescenta.