Unesp: Alunos participam de curso de comunicação estratégica em Portugal

Pós-Graduandos da Universidade Estadual Paulista integraram programa internacional em instituições portuguesas

qui, 03/10/2019 - 18h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp

No mês de setembro, 13 estudantes da pós-graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), do campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp), acompanhados da diretora técnica acadêmica Angélica Ruiz, participaram de Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional com universidades portuguesas.

O programa buscou o estabelecimento de uma rede de cooperação para desenvolvimento de pesquisas, eventos, publicações e programas de formação com as universidades do Porto e Nova de Lisboa, na área da Comunicação.

Os alunos realizaram visitas técnicas e tiveram a oportunidade de conhecer as perspectivas da Comunicação das instituições, a partir do contato com os professores Vasco Ribeiro (Universidade do Porto) e Ivone Ferreira (Universidade Nova de Lisboa).

Atividades

Os estudantes participaram de um Curso de Difusão de Conhecimento em Comunicação Estratégica, coordenado pela professora Célia Maria Retz Godoy dos Santos, do Departamento de Comunicação Social da Faac, em parceria com Gisela Gonçalves, da Universidade Beira Interior (UBI), de Covilhã, Portugal.

Fundada em 1986, a UBI é uma premiada instituição de ensino da Europa na área de Comunicação, além de ser considerada uma das 150 melhores universidades jovens do mundo. A Unesp, criada em 1976, está entre as principais universidades jovens do Brasil.

A maioria dos edifícios da universidade em Covilhã resulta da reconversão de antigas fábricas têxteis, incluindo a recuperação da antiga Fábrica Real de Panos (inaugurada em 1764 pelo Marquês de Pombal), que funcionou também como quartel militar.

Temas

O curso realizado na Universidade Beira Interior teve duração de 56 horas de atividades teóricas e práticas e tratou de temas como marketing, tecnologias digitais, branding, escrita criativa, produção audiovisual e storytelling, além de outros assuntos relacionados à comunicação estratégica.

“Os pós-graduandos da Faac foram muito bem acolhidos nas instituições por onde passaram e deixaram registrada a marca da Unesp como uma reconhecida instituição científica e de ensino superior, aberta a parcerias e atividades concretas de cooperação”, salienta a diretora-técnica acadêmica Angélica Ruiz, que acompanhou os alunos.

Os alunos avaliaram a experiência de mobilidade como favorecedora da construção de um importante capital simbólico, contribuindo para o desenvolvimento de competências pessoais, interculturais, profissionais e acadêmicas. Os pós-graduandos elogiaram, em mensagens nas redes sociais, a imersão cultural que a viagem proporcionou e o contato com debates atuais sobre a comunicação, informações técnicas e metodológicas.

“Foi uma oportunidade ímpar, que contribuiu para a minha formação pessoal, social e profissional através desse curso e da imersão cultural”, destaca Ronaldo Garcia Almeida. “Quero deixar registrada a minha gratidão pela experiência incrível que vivemos”, ressalta Francielle Kuamoto.