Unesp: Alunos de Franca recebem prêmios em Brasília

Evento de Relações Internacionais envolveu estudantes do País

seg, 14/08/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

Ighor Ribeiro Bouret Melo e Danilo Alarcon, alunos, respectivamente, do terceiro e do primeiro ano do curso de Relações Internacionais (RI) da Faculdade de História, Direito e Serviço Social (FHDSS), campus de Franca, receberam o prêmio, na categoria Melhor Delegado, no 9º Modelo das Nações Unidas para as Américas (AMUN, sigla em inglês), ocorrido de 26 a 30 de julho, em Brasília. O AMUN é uma simulação que segue o modelo das atividades realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O trabalho consistiu em os alunos simularem as atribuições do delegados de países pertencentes à ONU e a seus comitês. “Para isso, estudamos profundamente a política externa do país a ser representado para evitar contradições”, comenta Anselmo Takaki, estudante do quarto ano do curso de RI e coordenador da delegação unespiana para o Amun 2006.

Os alunos da UNESP representaram a delegação da Alemanha. Eles visitaram a embaixada do país, na qual, além de contatos, obtiveram materiais culturais de divulgação, como pôsteres e cartazes, para caracterizar espaços na Festa Cultural que ocorre durante o evento. “Fomos recebidos pelo secretário de cultura Jens Wagner, que patrocinou as comidas e as bebidas típicas para o evento”, conta Takaki.

Segundo o coordenador, nos últimos três anos, a UNESP conquistou prêmios nas simulações. “Isso é muito estimulante para os universitários e ajuda a divulgar o curso da UNESP na área”, informa Takaki.

O Amun, promovido pela Universidade de Brasília, é o precursor brasileiro do World Mun, simulação de graduandos das mais diversas universidades do mundo. Outras iniciativas semelhantes ocorrem na PUC-SP e em universidades, como a UFRGS, a UFRN e a UFMG. “Em 2004, em Franca, surgiu a UNESP-MODEL”, comenta o quartanista.

  Oscar D’Ambrosio

Da Unesp