Alunos da Unesp criam peças para comércio eletrônico de decoração

Parceria inédita com multinacional envolverá estudantes do curso de Design, do campus de Bauru, no interior paulista

qua, 19/06/2019 - 20h47 | Do Portal do Governo

Estudantes curso de Design da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru desenvolveram protótipos de mobiliários com a possibilidade de serem produzidas e comercializadas pela Westwing, empresa referência de comércio on-line de produtos para casa e decoração.

A associação dos trabalhos desenvolvidos na universidade com os setores dá visibilidade ao conhecimento produzido na academia e permite aos estudantes a oportunidade de colocar em prática o aprendizado na sala de aula.

Visita

Na última semana, o Laboratório Didático de Materiais e Protótipos, da Unesp, recebeu a visita de integrantes da multinacional, uma das mais conhecidas no segmento de comércio eletrônico de móveis e produtos de decoração inovadores.

Os profissionais conferiram a estrutura do espaço e os maquinários modernos que estão à disposição dos alunos. Eles também acompanharam a produção de algumas peças e conversaram com os estudantes sobre processos criativos.

“A estrutura é muito boa. Dá para ver que o laboratório é ponta de lança mesmo e tem muita tecnologia envolvida. Os trabalhos que vimos são de nível muito bom”, avalia João Lucas Leme, designer de produtos da Westwing, à TV Unesp.

A visita faz parte de uma parceria inédita estabelecida entre o curso e a empresa. Após um contato para tratar da possibilidade de estágio, os envolvidos decidiram promover um concurso. Em uma disciplina deste semestre, os alunos desenvolveram um projeto e produziram protótipos de uma linha de móveis com a identidade da multinacional.

“Primeiramente, a empresa nos enviou a demanda de mercado. Fizemos um trabalho de dois meses e mandamos o trabalho para avaliação intermediária ao núcleo de design da companhia. Houve um retorno e isso estimulou a reta final para a entrega atual”, destaca à TV Unesp o professor Tomás Barata.

“Trabalhamos de modo diferente e os prazos são mais rigorosos. Há um maior rigor com a estética e o acabamento. Foi uma experiência legal de apresentar os projetos para uma empresa real, famosa, e ter esse contato direto”, afirma à TV Unesp Peter Koslowski, aluno do curso de Design, à TV Unesp.

Inovação

A coordenadora de Marketing da Westwing, Indra Sestini, projeta novos concursos com os estudantes, a partir de outras temáticas. “A ideia é que criemos diversas ações, não só olhando para móveis, mas também pensando em brinquedos educativos e em questões socioambientais”, ressalta à TV Unesp.

“Temos trabalhado com a questão da inovação e essas parcerias com as empresas são fundamentais, aproveitando o poder criativo que nossos estudantes têm e a pesquisa desenvolvida na universidade”, enfatiza Marcelo Carbone, diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, do campus de Bauru.