Unesp abriga simpósio internacional de engenharia de produção

Com foco em sustentabilidade, evento em Bauru tem inscrições abertas até 7 de novembro

qua, 21/09/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Começou na terça, 20, e segue até o dia 7 de novembro o período de inscrições para o XVIII Simpósio de Engenharia de Produção (Simpep). Promovido pela Faculdade de Engenharia (FE), Câmpus de Bauru, o evento será realizado de 7 a 9 de novembro e tem como tema a Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos. A programação inclui minicursos, palestras, fórum de pesquisas, mesas-redondas e visitas técnicas a empresas da região.

A gestão da cadeia de suprimentos integra todas as atividades associadas à transformação e ao fluxo de bens e de serviços. Isso engloba empresas fornecedoras de matéria-prima, fábricas, distribuidoras e companhias que comercializam os produtos para o usuário final.

A adoção de estratégias para a sustentabilidade na cadeia de suprimentos possibilita a inserção de práticas que garantam a preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental sobre os recursos naturais. Por essa razão, o Simpep busca propiciar o conhecimento dessas práticas sustentáveis, como o uso de critérios ambientais nas práticas de compra, redução do uso de matéria-prima na fonte de recursos e diminuição de resíduos.

“O tema a ser abordado possibilitará a compreensão da inserção das estratégias e práticas ambientais na gestão das cadeias de suprimentos no Brasil e em outros países”, diz a professora do curso de Engenharia de Produção da FE e Coordenadora Geral do XVIII Simpep, Rosani de Castro.

Entre os destaques da agenda, estão as palestras e mesas-redondas ministradas pelos professores Joseph Sarkis da Clark University, da cidade de Worcester, em Massashusets, nos EUA; e Kannan Govindan, da University of Southern Denmark, na Dinamarca. “Esses palestrantes são editores de periódicos internacionais sobre o tema e reconhecidos mundialmente por pesquisas desenvolvidas na área”, completa a professora.

Outras atividades que merecem atenção dos participantes são as divulgações dos resultados de pesquisas, que estarão divididos em doze áreas temáticas: Gestão da Produção; Gestão da Qualidade; Gestão Econômica; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Gestão do Produto; Pesquisa Operacional; Gestão Estratégica e Organizacional; Gestão do Conhecimento Organizacional; Gestão Ambiental; Educação em Engenharia de Produção; e Engenharia de Produção, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Nas edições mais recentes, o simpósio tem reunido entre 500 e 700 congressistas. Durante os três dias de evento, serão apresentados mais de mil trabalhos, avaliados por pareceristas de diversas universidades brasileiras, que constituem o corpo de juizes do simpósio. Neste endereço é possível conferir a programação completa e mais informações.

Da Unesp