Unesp abre vagas para curso de mandarim

Aulas são gratuitas para estudantes de escolas públicas com idade de 12 a 17 anos

ter, 26/07/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Confúcio na Unesp, em São Paulo, oferece a oportunidade de aprender o idioma da China e conhecer mais sobre o país por meio do seu curso extensivo da língua chinesa, ministrado por professores chineses vindos da Universidade de Hubei, na China, especializados no ensino do mandarim para estrangeiros.

As inscrições se encerram no sábado, dia 30 de julho. O início das aulas será na segunda-feira, 1º de agosto. A iniciativa é organizado em módulos semestrais de 50 horas, com diversas opções de horários, inclusive aos sábados. Além da ênfase na conversação, dirigida para aspectos práticos do dia a dia, o aluno também aprende desde o início a leitura e a escrita dos ideogramas.

O Instituto Confúcio na Unesp faz parte de uma rede internacional que tem por missão o ensino da língua chinesa, com o apoio do Ministério da Educação da China. O Instituto Confúcio é o único órgão no Brasil autorizado pelo governo da China a aplicar testes de proficiência de língua chinesa tanto para adultos (HSK) como para crianças e adolescentes (YCT).

Os cursos são gratuitos para alunos das escolas públicas com idades entre 12 e 17 anos. Para as demais pessoas o investimento é de R$ 100 por mês por quatro horas de aula semanais. Também é possível organizar turmas especiais para empresas. O instituto oferece laboratório de língua, biblioteca, realiza atividades culturais e oferece bolsas de estudo para alunos interessados em estudar na China.

Atualmente o instituto está presente, além da unidade na capital paulista, que funciona no antigo prédio da reitoria da Unesp (Praça da Sé, 108, 4° andar), também em diversas cidades do interior do Estado de São Paulo onde a Unesp mantém unidades de ensino (Assis, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araraquara, Jaboticabal, Botucatu, Guaratinguetá, São José dos Campos).

Também mantém convênios com a Uninove e as Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo, e com a Universidade Católica de Santos, em Santos. A China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2010 as empresas chinesas foram as que mais investiram no País. Como resultado, o fluxo de negócios entre empresas brasileiras e chinesas tem gerado uma necessidade crescente de comunicação entre os dois países.

Com isso, as empresas envolvidas nesse intercâmbio cada vez mais passaram a investir na implantação de uma política de Recursos Humanos que contemple funcionários que dominem o português, o inglês e o chinês, além de terem conhecimentos sobre a cultura chinesa.

Instituto Confúcio na Unesp

O Instituto Confúcio na Unesp é resultado de um convênio entre a Unesp e o governo da República Popular da China, em parceria com a Universidade de Hubei. Sua missão é ensinar a língua chinesa, divulgar a cultura e a história da China e fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China. Na V Conferência dos Institutos Confúcio – presentes em 96 países -, realizada em Pequim em dezembro de 2010, o Instituto Confúcio na Unesp ganhou o prêmio de Instituto Confúcio do Ano entre os 322 existentes.

Mais informações, pelo telefone (11) 3107-2943 ou pelo e-mail info@institutoconfucio.unesp.br .
 
Da Unesp