Uma prefeitura aberta 24 horas

Em palestra sobre Certificação Digital na Administração Pública, João Paulo Foini, chefe de Divisão Comercial de Produtos de Tecnologia da Imprensa Oficial do Estado, observou que muitos associam a empresa apenas […]

sex, 14/11/2008 - 9h16 | Do Portal do Governo

Em palestra sobre Certificação Digital na Administração Pública, João Paulo Foini, chefe de Divisão Comercial de Produtos de Tecnologia da Imprensa Oficial do Estado, observou que muitos associam a empresa apenas ao Diário Oficial impresso. “Na verdade, temos evoluído em termos de tecnologia. Passamos do modelo jornal em papel para o jornal eletrônico (Diário Oficial on-line), para a utilização de parque gráfico com impressoras digitais e, também, para a tecnologia da informação, trabalhando com a certificação digital e sendo a autoridade certificadora oficial do governo do Estado de São Paulo”, completou.

O trabalho com certificação digital na Imprensa Oficial começou em 2001. Segundo Foini, a empresa compõe o grupo das autoridades certificadoras de primeiro nível. Como tal, ela autentica, valida, emite e revoga certificados digitais, estabelece políticas e práticas de segurança que geram confiança aos usuários. A Imprensa Oficial é a única autoridade certificadora que possui o certificado ISO 9000.

O certificado digital garante o sigilo às informações veiculadas eletronicamente, ressaltou Foini. “Quando envio um e-mail com assinatura digital, por exemplo, secretamente mando também uma chave – e só o destinatário vai poder abri-lo. Por outro lado, uma vez assinado digitalmente, o emissor não pode negar a autoria”, explica o palestrante. Documentos criados eletronicamente, contendo assinatura digital, têm validade jurídica.

Algumas das vantagens da certificação digital, particularmente na área pública, são a redução dos custos de escrituração e armazenamento de livros fiscais obrigatórios, a diminuição do tempo de trâmite dos processos e a redução do número de contribuintes nas repartições públicas. A certificação digital já é empregada, por exemplo, no pregão eletrônico realizado pela Sabesp.

Adriano Frare, chefe de Divisão de Projetos de Produtos de Tecnologia da Imprensa Oficial, explicou aos representantes dos municípios presentes ao 9°CBTIM que, com a certificação digital, o cidadão poderá realizar transações eletrônicas com a prefeitura em total segurança. “É a prefeitura aberta 24 horas para o munícipe, e não apenas no horário comercial. Com isso, muda a forma de relacionamento, por exemplo, do município com os munícipes”. 

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial