Uma “Onda Limpa” na qualidade das praias paulistas

Projeto Ambiental Estratégico visa identificar fontes de poluição das praias paulistas

qua, 21/01/2009 - 20h09 | Do Portal do Governo

Férias, verão, sol, calor e praia. Quando chega esta época do ano, milhares de famílias arrumam as malas e seguem para o litoral. Nas praias paulistas surge uma preocupação: a qualidade das águas, balneabilidade, expressada pelas bandeiras vermelhas, imprópria para banho, e verdes, próprias para banho. O último boletim de balneabilidade das praias do Estado de São Paulo, divulgado em 14 de janeiro, pela Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental registrou 58 pontos impróprios para banho, dentre os 155 avaliados pela agência ambiental. O dado chama atenção e foi pensando nisso que a Secretaria do Meio Ambiente criou o Projeto Ambiental Estratégico Onda Limpa.

Lançado há um ano com o nome “Praia Verde”, o projeto, que abrange os 21 projetos ambientais estratégicos do Governo do Estado, surgiu com a meta de reduzir o número de bandeiras vermelhas no litoral paulista. Para isso, uma equipe de técnicos da Cetesb e da SMA já está realizando um diagnóstico das praias, para identificar, praia por praia, ponto a ponto, qual a causa da má qualidade nas águas praianas.

“Após 20 anos de parcerias e distribuição de sacolinhas nas praias, percebemos que essa fase de conscientização já foi vencida”, explica o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. “Queríamos avançar, até porque não adianta limparmos a areia e deixarmos a água suja”, reflete.

Graziano já se reuniu, em janeiro de 2009, com os 16 prefeitos dos municípios litorâneos do Estado, que se comprometeram a trabalhar junto à SMA na busca pela melhoria da qualidade das praias. O trabalho contará, também, para identificar os problemas ambientais de cada praia, suas fontes de poluição, e propor ações efetivas, com o apoio da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

Selo Verde

Além das parcerias com os municípios e órgãos do Estado, a participação da sociedade é fundamental para o sucesso do Onda Limpa. Para começar, os estabelecimentos de hospedagem, como hotéis, pousadas e colônias de férias, atuarão como parceiros, ao adotarem medidas ambientalmente corretas em seus empreendimentos.

Aqueles que seguirem cinco critérios estabelecidos pela equipe do Projeto – esgoto tratado, lixo mínimo, reuso e economia de água, economia de energia e educação ambiental – receberão o selo Onda Limpa. Um selo verde que indica se o estabelecimento onde o turista está hospedado é “amigo do meio ambiente”. Assim, a sociedade poderá participar ativamente escolhendo os  locais que sigam normas ambientais para estadias em sua férias.

O selo, além de indicar que o estabelecimento comercial está contribuindo com a boa qualidade da praia, agregará valor ambiental ao segmento, uma vez que a população está cada vez mais consciente de suas responsabilidades para com o meio ambiente e, com isso, aumenta a procura por produtos e serviços que sigam normas ecologicamente corretas.

A marca Onda Limpa será vista primeiro nos estabelecimentos de hospedagem e seguirá para outros setores, como restaurantes e condomínios residenciais. Na segunda-feira, 19, Xico Graziano se reuniu com representantes dos hotéis e pousadas do litoral, representados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP, que, de imediato, aderiram ao projeto e vão trabalhar em conjunto com a SMA na elaboração de um protocolo ambiental que definirá as normas e critérios para a aquisição do selo Onda Limpa.

Da Secretaria do Meio Ambiente