Uma exposição no Palácio dos Bandeirantes

Com uma mostra de obras do Modernismo, governo paulista abre seu acervo cultural ao público a partir da próxima quarta (28)

dom, 25/03/2007 - 11h25 | Do Portal do Governo

 A partir desta quarta-feira (28), o Palácio dos Bandeirantes, que abriga a sede do executivo paulista, estará de portas abertas para uma exposição nunca vista. Na véspera, marcando uma nova política de acesso público ao acervo artístico cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo (Bandeirantes, Horto Florestal e Boa Vista, em Campos do Jordão), o governador José Serra abre a exposição “Caminhos do Modernismo no Acervo dos Palácios”.

Organizadora da exposição e diretora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, explica que essa é a primeira iniciativa de exibir de forma organizada a coleção de 3.500 peças pertencentes aos três palácios. “Nossa proposta é disponibilizar o acesso de estudiosos, escolas e público em geral a obras de fundamental importância para o entendimento da formação da coleção dos Palácios e do contexto da arte brasileira”.

A exposição sobre o Modernismo é apenas a primeira de uma série de oito que ocorrerão ao longo do ano. Material e tema não faltam. São obras de arte, como pinturas, esculturas, gravuras e desenhos, peças de mobiliários dos séculos 18 e 19, porcelanas da Companhia das Índias, pratarias, tapeçarias, além de alfaias religiosas pertencentes à arte sacra colonial.

A aquisição da coleção foi iniciada no final dos anos 60, quando o secretário da Fazenda, no Governo Abreu Sodré, Luís Arrobas Martins, reuniu um grupo de críticos de arte e especialistas para auxiliá-lo na montagem da coleção dos Palácios, que privilegiou a Arte Moderna Brasileira e o Barroco. A partir daí, as aquisições foram feitas por meio de concursos e doações.

Quem quiser ter uma pequena mostra do que estará em exposição poderá acessar o site www.acervo.sp.gov.br. O site conta um pouco da história do acervo e traz informações sobre artistas e suas obras expostas nos Palácios. Uma visita virtual pode ser realizada pelas principais galerias do Palácio dos Bandeirantes, como a dos Direitos Humanos e dos Governadores, e no Hall Nobre.

Também é possível ter um pouco de toda essa cultura em casa. Editado pela Imprensa Oficial, o livro “Arte nos Palácios” traz todo o acervo disponível nos três palácios do Governo do Estado. O livro está à venda em livrarias e também na loja virtual do site da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br).

Silvana Martinucci