Uma em cada três pessoas tem risco cardíaco elevado em SP

Esse é o resultado parcial do Mutirão do Coração; ação prossegue neste sábado na Capital

qui, 02/07/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Uma em cada três pessoas tem risco cardíaco elevado. Este é o resultado parcial dos 35 mil atendimentos realizados no primeiro dia do Mutirão do Coração, promovido no último sábado, 27 de junho, pela Secretaria da Saúde, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e as secretarias municipais de Saúde de São Paulo e de Campinas.

O mutirão prossegue neste sábado, 4, com avaliações cardiológicas gratuitas, das 9h às 17h, em postos de saúde e hospitais da rede estadual na cidade de São Paulo. O município de Campinas manteve o atendimento à população ao longo desta semana e, por isso, não terá mutirão no sábado.

As mulheres foram as que mais procuraram as unidades de saúde no primeiro dia do mutirão, representando 64% do total de atendimentos. Das pessoas avaliadas, aproximadamente 33% receberam avaliação de risco cardíaco alto, ou seja, têm chance superior a 20% de sofrer um infarto ou morrer nos próximos cinco anos em consequência de um problema cardíaco.

“O grande desafio agora será conscientizar e acompanhar esse paciente, com o objetivo de mudar seu perfil de risco”, afirma Álvaro Avezum, diretor de promoção de saúde cardiovascular da SOCESP, que pede para as esposas levarem os seus maridos para também fazerem a avaliação. 

O objetivo do mutirão é detectar e identificar os pacientes que tenham risco cardiovascular e desconhecem os fatores que podem levar a um infarto ou derrame – AVC (acidente vascular cerebral). Para essa avaliação, os pacientes passarão por medição de peso, altura, circunferência abdominal e pressão, além de preencherem um questionário sobre seus hábitos de vida. Quem for avaliado como paciente de risco, será encaminhado para acompanhamento em uma unidade pública de saúde.

A expectativa é atender 150 mil pessoas nesta primeira edição do projeto, considerada piloto para a secretaria. Serão disponibilizadas 440 unidades de atendimento, das quais 420 Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo e 20 hospitais da rede estadual de saúde. Não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer na unidade de saúde participante, apresentar CPF ou cartão do SUS. O endereço dos locais participantes e mais informações podem ser obtidas por meio do site www.mutiraodocoracao.com.br.

Todos os participantes receberão uma Cartilha do Coração com orientações sobre fatores de risco cardiovascular como tabagismo, obesidade, hipertensão, colesterol alterado, triglicérides, diabetes e estresse. A cartilha também traz dicas de exercícios físicos e de alimentação saudável que vão ajudar os participantes a ter mais qualidade de vida e consequentemente uma saúde melhor.

“A prevenção é sempre a melhor opção para evitar problemas de saúde graves e o mutirão vem ao encontro dessa política. Trata-se de um projeto-piloto, que deverá ser ampliado no próximo ano para outras cidades paulistas”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A população com idade entre 35 e 74 anos – faixa etária onde o risco é mais elevado – receberá o resultado da avaliação de risco cardiovascular (baixo, moderado e alto). Caso a pessoa avaliada apresente risco moderado ou alto, ela receberá uma carta com orientação para procurar um profissional da área de saúde para acompanhamento.

Quem apresentar resultado positivo, isto é risco baixo, receberá uma carta de parabéns. Pessoas abaixo de 35 e acima de 74 anos poderão fazer as avaliações e terão os dados coletados, mas não receberão o resultado do risco, que é considerado impreciso pelos especialistas nestas faixas etárias.