Uma a cada cinco mulheres que procuram serviço para teste de HIV é casada

Levantamento é da Secretaria de Estado da Saúde

seg, 25/08/2008 - 9h11 | Do Portal do Governo

Uma em cada cinco mulheres que procuram o serviço do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids para teste de HIV na capital paulista é casada. É o que aponta balanço da Secretaria de Estado da Saúde com base nos 6.186 atendimentos realizados de janeiro de 2007 ajulho deste ano pela unidade. Do total de pessoas que fizeram o teste gratuitamente, 2.171 eram mulheres, das quais 21,37% se declararam casadas. Entre os 4.015 homens que procuraram o serviço, 19,33% eram casados. A faixa etária predominante entre os que realizaram o exame foi de 20 a34 anos, com 1.571 atendimentos entre as mulheres e 2.471 entre os homens.

O levantamento apontou também que as pessoas com mais tempo de escolaridade lideram a procura pelo serviço de teste de HIV. Do total de atendimentos, 98,5% eram pessoas com pelo menos oito anos de estudos.

Os homens que fazem sexo com outros homens representaram 30% das pessoas do sexo masculino que realizaram o exame no CRT/Aids. Do total de atendimentos, 8% foram para profissionais do sexo e apenas 0,04% para usuários de drogas injetáveis.

“É importante que todas as pessoas com vida sexualmente ativa e que tenham alguma dúvida se estão ou não contaminadas com o HIV façam o teste. Identificar a presença do vírus precocemente é fundamental para iniciar o tratamento e controlar a doença, proporcionando maior qualidade de vida à pessoa infectada”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria, Maria Clara Gianna.

Campanha

A Secretaria de Estado da Saúde irá realizar a partir de hoje, segunda-feira, 25 de agosto, a maior campanha de testes anti-HIV da história de São Paulo. Até 5 de setembro deverão ser realizados gratuitamente cerca de 250 mil exames em 1.400 unidades de saúde espalhados por 180 municípios, onde vivem cerca de 70% da população de todo o Estado de São Paulo. Algumas unidades irão funcionar no sábado, dia 30, ou no domingo, 31, para receber a população

A campanha “Fique Sabendo”, que faz parte das comemorações dos 25 anos do Programa de Combate à Aids no Estado de São Paulo, será desenvolvida pelo Centro Estadual de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT/Aids) e pelo Instituto Adolfo Lutz, órgãos da Secretaria, em parceria com os municípios paulistas. O objetivo é diagnosticar precocemente infecções por HIV, além de sífilis e das hepatites B e C. 

Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar  a população sobre as formas de prevenção das DST, divulgar a rede de serviços disponíveis e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados.

Por meio do Disk-Aids, primeiro serviço telefônico criado no Brasil para tirar dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis, os interessados poderão saber como funciona o exame e os locais disponíveis para realizar a coleta. O telefone é o 0800-16-25-50, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No sábado, dia 30 de agosto, o serviço também estará funcionando, das 8h às 17h.

Secretaria da Saúde

(C.C.)