Um olhar cinematográfico para a SP de 454 anos no Metrópolis

Diretores de cinema criaram com celular vídeos sobre a cidade para edição especial do programa da TV Cultura

ter, 22/01/2008 - 18h31 | Do Portal do Governo

O programa Metrópolis, da TV Cultura, preparou uma edição especial para comemorar os 454 anos da fundação de São Paulo. A pedido do programa, diretores de cinema e de projetos audiovisuais criaram com um aparelho celular vídeos sobre a cidade. Kiko Goiffman, Gisele Beiguelman e Rafael Gomes são alguns dos convidados. Também foi organizado um passeio guiado por arquitetos para mostrar projetos arquitetônicos de grandes artistas, como Oscar Niemeyer e Artacho Jurado, que passam despercebidos aos olhos do público.

A convite do Metrópolis, o fotógrafo Mimmo Cattarinich fotografará  a cidade de São Paulo e ainda falará sobre sua vida e carreira. Mimmo é conhecido por inventar, junto com Federico Fellini, o termo paparazzo, quando permitiram a entrada de um amigo fotógrafo para “roubar” algumas fotos. Ele também abria as janelas de seu estúdio para que colegas flagrassem celebridades. Fascinado pela sensualidade feminina, são dele as fotos mais marcantes de Sofia Loren. É fotógrafo pessoal de Faye Dunwaye, Catherine Deneuve, Antonio Banderas, Vittorio Gassman, Rock Hudson, Sofia Loren, Marcello Mastroianni. Mimmo, que também é um dos fotógrafos preferidos de Almodóvar, está com uma exposição individual na cidade pela primeira vez.

Instantâneos

Já o Cartunista Paulo Stocker exibe seus desenhos instantâneos criados a partir de cenas do cotidiano de São Paulo. Stocker escolhe o lugar e começa a desenhar com lápis e papel. O resultado são rascunhos e não desenhos prontos, dando a impressão da transformação constante da cidade.

O programa também preparou uma reportagem sobre Oswaldo Pereira, o primeiro DJ do Brasil. Hoje, com mais de 70 anos, ele relembra os bons tempos de baile de Samba-Rock no bairro de Campos Elíseos, na capital. E ainda há dicas de shows, teatro e passeios. O resultado você confere no programa do dia 25 de janeiro, às 19h30.

 

Da Fundação Padre Anchieta

(I.P.)