“Um Novo Cardume” encanta os visitantes no Museu da Casa Brasileira

Mostra reúne luminárias esculturas criadas pelo artista Lucas Isawa

sáb, 14/06/2008 - 17h04 | Do Portal do Governo

Em cartaz no Museu da Casa Brasileira, na capital, a mostra “Um Novo Cardume” encanta os visitantes. Parte das atividades que celebram o centenário da imigração japonesa para o Brasil, ela traz a experimentação criativa no design das luminárias-esculturas criadas pelo artista Lucas Isawa.

Inspiradas na tradição koinobori, carpa colorida de tecido ou papel trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses, as luminárias são objetos em constante mutação, seja por meio da brisa que as faz mudar de posição, seja pela luz que realça sua estrutura ou por sua leveza e transparência.

Com curadoria de Marcelo Suzuki, a exposição oferece ao público a oportunidade de visualizar as lanternas japonesas agrupadas. Segundo Lucas Isawa, toda a tradição técnica de execução destes objetos é repassada com liberdade e experimentação formal de expressiva criatividade, especialmente em seu design.

No entanto, para fazer as luminárias, houve um processo de evolução, pois seu olhar e, principalmente, suas mãos apreenderam a estrutura como independente da volumetria que resulta da forração de papel. Esse conhecimento levou à liberação do volume em relação às peças estruturais de bambu amarrado.

De acordo com Marcelo Suzuki, a nova relação volume-estrutura leva ao distanciamento do objeto resultante de sua referência inicial, sejam peixes, animais marinhos e outras quaisquer, nos levando à leitura da escultura-luminária por si só.

Serviço:

UM NOVO CARDUME

Onde: Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo

Site: http://www.mcb.sp.gov.br/

Quando: até 6 de julho de 2008

3ª a domingo, das 10h às 18h

Ingresso: R$4,00 – Estudante R$2,00 – Gratuito aos domingos

Acesso aos portadores de dificiência

 

Do Museu da Casa Brasileira

(I.P.)