Um dia sem homicídios na maior cidade do país

Os 93 distritos da Capital não registraram nenhuma ocorrência de assassinato na sexta, 7

sáb, 08/12/2007 - 19h38 | Do Portal do Governo

O 7 de dezembro de 2007 vai entrar para a história. Pela primeira vez, durante um dia inteiro, os 93 distritos policiais da maior cidade do país não registraram nenhum homicídio. O fato é inédito nos registros de estatísticas criminais da cidade de São Paulo, onde vivem cerca de 11 milhões de pessoas.

O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, foi quem deu a notícia durante o evento “Faça esporte na PM” na manhã hoje (8). “Não houve nenhum homicídio da 0h do dia 7 até as 24h do dia 7″. O número de homicídios registrados em Estado de São Paulo caiu 63% desde 1999, quando 12.800 pessoas foram mortas no estado. A taxa de homicídios caiu de 36 por 100 mil habitantes, em 1999, para 15 por 100 mil, em 2006.

Na capital, a queda, ainda mais acentuada, atingiu a marca de 72%, em sete anos. Este ano, a tendência foi aprofundada, o que levou o secretário Marzagão a anunciar uma meta mais ousada para 2008. “Neste momento, são 11,6 homicídios por 100 mil habitantes. Se Deus quiser, chegaremos no ano que vem a 10 por 100 mil, que é uma marca aceita pela ONU”. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o limite de 10 homicídios por 100 mil como não epidemiológico.

Para atingir esta meta em 2008, Marzagão afirmou que seria necessário continuar trabalhando com ações policiais como a Operação Homicídio, da PM, que consiste em fazer revistas em bares nos finais de semana. “São locais onde pessoas bebem e, muitas vezes, por motivos fúteis terminam ocorrendo homicídios. Também devemos investir muito na inclusão social. Faremos tudo que pudermos para a inclusão, porque acreditamos que o problema da violência não se resumirá só com as ações da polícia.” afirma o Secretário.

Marzagão enumerou os fatores que, a seu ver, mais contribuíram para a redução dos homicídios: o recolhimento das armas ilegais, mesmo antes do Estatuto dio Desarmamento, o policiamento inteligente, tomando por base as informações do Infocrim – sistema de mapeamento criminal que permite conhecer pela Internet os lugares em que os crimes acontecem -, a designação de viaturas e policiamento para áreas mais perigosas e o rápido esclarecimento dos homicídios de autoria desconhecida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A capital registrou, no ano passado, 1984 homicídios, 5,43 por dia, e 18 mortes por 100 mil habitantes.

Da Secretaria de Segurança Pública