Um Dia Sem Celular na Estação São Bento do Metrô

Quem aceitará esse desafio?

qui, 13/11/2008 - 17h07 | Do Portal do Governo

O Metrô é uma das instituições que sediará as ações do III Mobilefest, Festival Internacional de Criatividade Móvel, que acontece até o dia 17 de novembro, na cidade de São Paulo.

A estação São Bento (Linha 1-Azul) recebe, nesta quinta-feira, 13, a partir das 16 horas, a instalação “A Day Without a Mobile Fone”, na tradução “Um Dia Sem Celular”. As artistas estonianas Eve Arpo e Riin Kranna – Rõõs vão comandar a performance que consiste em pegar celulares emprestados por pessoas comuns e pendurá-los, durante 24 horas, em um espaço público.

A atividade no Metrô acontecerá na saída do Boulevard São Bento, onde uma árvore servirá de base para a instalação. Às 16 horas, serão colocados cinco telefones com números especiais, trazidos pela organização. Os números serão divulgados, em todo o mundo por meio da Internet.

A partir das 17 horas, inciam-se as atividades com o público. As pessoas já podem se arriscar a ficar um dia sem celular, mas para isso devem pendurá-los na árvore, junto com os cinco celulares do evento. Das 19 às 20 horas, acontece a abertura com a “Sinfonia dos Celulares”, que criará um efeito “árvore de Natal”, com os toques diferenciados e luzes piscantes.

Na sexta-feira, 14, às 16 horas, os organizadores vão “colher” os celulares das árvores e às 17 horas, os telefones serão entregues aos participantes. Durante a ação, seguranças estarão no local para assegurarem que nenhum celular seja retirado.

Saiba Mais

“Um Dia Sem Celular” foi realizado pela primeira vez em Tallinn, no ano passado e agora está acontecendo em várias cidade no mundo. A idealização do projeto leva a assinatura de uma arquiteta e de uma artista multimídia que vivem e trabalham em Tallinn, na Estônia e criam eventos e instalações.

O Mobilefest – Festival Internacional de Criatividade Móvel foi realizado a primeira vez no Brasil em 2006, quando reuniu pensadores e artistas nacionais e do mundo em torno da mobilidade. A edição de 2007 foi ampliada e conectou-se, em tempo real, com outros importantes centros urbanos. O projeto já se tornou um meio importante para a integração da rede mundial de festivais sobre conteúdos móveis. Atualmente, pesquisadores, cineastas, estudiosos, artistas, pensadores e empresários apresentam invenções tecnológicas, análises e reflexões sobre o uso da mobilidade e da tecnologia móvel nas artes, medicina, democracia, terceiro setor, saúde e meio ambiente.

Do Metrô