Um avanço para os estudos dos ventos

III Workshop Internacional de Túneis de Vento abre a possibilidade de uma associação latino americana para avanço nos estudos

dom, 08/04/2007 - 15h25 | Do Portal do Governo

Relevante fator a ser considerado na dispersão de poluentes, estabilidade, segurança e conforto em edificações, em aplicações agrícolas e aerodinâmica de aeronaves e carros, o vento tem crescido em importância e interesse também por conta do atual imperativo de se encontrar fontes de energia renováveis e, também, no controle da emissão de poluentes. Atendendo a estas necessidades, e visando à criação de uma Associação Latino-americana da Engenharia do Vento, o IPT organiza o III Workshop Internacional de Túneis de Vento, que será realizado nos dias 24 e 25 de abril.

Os objetivos são divulgar os grupos e trabalhos realizados na área de Engenharia do Vento na América Latina, além de promover a integração entre os diversos grupos que atuam na área de Engenharia do Vento no continente. Para continuidade destes objetivos a associação latino-americana teria um papel fundamental, promovendo a cooperação regional entre pesquisadores científicos, engenheiros e outros profissionais para o avanço do conhecimento no amplo campo da engenharia do vento. Sua criação tem total apoio da International Association for Wind Engineering – IAWE, presidida pelo italiano Giovanni Solari que também participará do Workshop.

O evento conta ainda com as presenças de especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Escola Politécnica e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, do IMFIA (Instituto de Mecánica de los Fluidos y Ingeniería Ambiental – Universidad de la República – Uruguay), do LACLYFA (Laboratório de Capa Límite y Fluidodinámica Ambiental – Universidad Nacional de La Plata – Argentina), entre outros representantes de institutos e universidades nacionais.

Gilder Nader, pesquisador do IPT e um dos organizadores do evento, explica que a sociedade e as empresas em geral, ainda não conhecem todo o potencial dos grupos brasileiros que atuam na área de engenharia do vento. O Workshop constitui uma oportunidade para melhorar o acesso e divulgação desses grupos, promovendo a integração entre pesquisadores e empresas parceiras. “Os retornos para a sociedade são a maior segurança das construções, o conforto ambiental, a melhora no que se refere à questão de dispersão de poluentes, melhor desempenho aeronáutico e o aproveitamento da energia renovável vinda do vento”, completa.

Programação e inscrições no site http://www.ipt.br/institucional/eventos/retunel/.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

(R.A.)