Últimos dias de inscrições para sorteio de moradias em Novais e Guaratinguetá

Mais de 350 unidades habitacionais serão sorteadas pelo Governo de São Paulo

ter, 05/09/2000 - 10h19 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo continua com inscrições abertas para o sorteio de novas unidades habitacionais no Interior. Os municípios de Guaratinguetá (300 apartamentos) e Novais (65 casas) estão sendo beneficiados pelo Programa Sonho Meu da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Em Guaratinguetá as inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 6, das 9 às 12 horas, ou das 13h30 às 16 horas, no Ginásio de Esportes do Pedregulho, rua Luiz Pasteur, sem nº, bairro do Pedregulho. No município de Novais as inscrições se encerram às 16 horas desta terça-feira, dia 5, e os interessados devem se dirigir à sede do Fundo Social da cidade, na rua Antônio Blasque Romeiro, nº 350.

De janeiro deste ano até hoje, a CDHU já cadastrou inscritos que participarão do sorteio de 11.400 moradias, contribuindo assim para diminuir o déficit habitacional em vários municípios do Estado.

Para se inscrever, as pessoas devem ter renda mensal entre um e dez salários mínimos, família constituída, residir ou trabalhar no município há pelo menos três anos e não possuir imóvel no Estado de São Paulo nem financiamento habitacional no País. Vale lembrar que 5% das unidades serão destinados a famílias com portadores de deficiência e outros 5% a idosos, atendendo a dois programas especiais criados na administração do governador Mário Covas.

No caso do Programa de Atendimento ao Idoso é preciso ter no mínimo 60 anos, renda mensal entre um e cinco salários mínimos, residir no município há pelo menos três anos, e não possuir imóvel no Estado nem financiamento habitacional no País. Somente o marido ou a esposa podem fazer a inscrição. Se o idoso for casado poderá morar com mais três familiares. Se não tiver cônjuge ou companheiro, no máximo quatro familiares poderão morar junto. Além disso, é necessária a apresentação de RG, CIC e comprovante de renda e endereço. Diferentemente das outras unidades habitacionais, no caso dos idosos elas não serão financiadas, mas somente cobrada uma taxa de ocupação que não excede a 20% da renda mensal.

No caso de famílias que tenham algum membro portador de deficiência e queiram participar do sorteio em separado será necessária a apresentação de um laudo médico que comprove a deficiência.

Todas as unidades habitacionais serão sorteadas posteriormente em local público e na presença de todos os participantes, em data previamente divulgada. O sorteio vem sendo adotado desde o início de 1995 para a distribuição de casas e apartamentos: é transparente, democrático e impede qualquer tipo de favorecimento político, como poderia ocorrer em outras gestões.