Último fim de semana para conhecer um pouco mais sobre o Japão no Palácio do Horto

Mostra "Caminhos do Olhar: Templos e Palácios" apresenta 15 maquetes de templos e palácios construídos entre os séculos V e XVII

seg, 25/08/2008 - 21h26 | Do Portal do Governo

Este é último final de semana para se conhecer a mostra “Caminhos do Olhar: Templos e Palácios” composta por 15 maquetes de templos e palácios japoneses construídos entre os séculos V e XVII. A exposição está instalada no Palácio do Horto, a residência de verão do governador do Estado, e é parte da homenagem que São Paulo presta ao povo japonês em comemoração ao centenário da imigração. As delicadas peças reproduzem em detalhes castelos, tempos, santuários, as ruínas de um palácio, o portal de um antigo palácio e um memorial.

Entre as obras se destaca a reprodução do santuário xintoísta Itsukushima, erguido no século VI, na ilha com o mesmo  nome, localizada na província de Hiroshima. Por abrigar o santuário dedicado às deusas guardiãs do mar, a ilha é considerada sagrada. Também chama a atenção a maquete que representa o templo budista Horyuji, cuja construção, que data do ano de 607, ainda conserva parte de sua madeira original.

Exposição Permanente

Além da as maquetes, o visitante poderá interagir com a beleza da maior floresta nativa em área urbana do mundo, circular pelos salões do Palácio do Horto e apreciar obras de seu acervo permanente de artistas plásticos como Collete Pujol, Margaret Mee, Rugendas, Mário Gruber, Antonio Henrique do Amaral, Oscar Pereira da Silva e outros.

SERVIÇO:

Palácio do Horto

Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – Entrada Franca.

Informações: (11) 2193-8282 ou pelo site: www.acervo.sp.gov.br

Sábados, domingos e feriados, das 10 h, às 14 h,

Grupo de 20 pessoas de meia em meia hora.

Todas as visitas são acompanhadas por educadores

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo

(C.C.)