Último dia para se inscrever em curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola

Estão sendo oferecidas mil vagas em 12 cidades do Estado

sex, 05/08/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Terminam nesta sexta, 5, as inscrições para o processo seletivo da Fuvest para o curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola que terá duração de 18 meses e carga horária de 480 horas. Estão sendo oferecidas mil vagas em 12 cidades (confira mais informações aqui).

Sobre a estrutura acadêmica, o curso será semipresencial e terá encontros semanais obrigatórios de 4 horas/aula para o desenvolvimento de projetos baseados nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP).

As demais atividades acadêmicas serão desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovam ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizadas na internet, por meio de programas da Univesp TV e por meio de vídeo-aulas.

Público

O curso é voltado a portadores de diploma de ensino superior, professores, coordenadores pedagógicos, vices-diretores ou diretoesr em instituição de educação infantil, de ensino fundamental, médio ou profissional, no exercício da profissão.

Objetivos

O objetivo é oferecer aos profissionais de educação básica do Estado de São Paulo uma base de conhecimentos sobre ética profissional e na educação, os processos de construção de valores socialmente desejáveis e seus reflexos para o desenvolvimento da cidadania ativa.

Além disso, o curso proporciona aos profissionais de educação básica do Estado de São Paulo acesso aos avanços da pesquisa acadêmica e científica sobre as temáticas de ética, valores e cidadania. Também irá instrumentalizar os profissionais da educação para que promovam no cotidiano das escolas ações de formação ética e construção de valores morais, que visem a cidadania, o protagonismo dos jovens e o respeito à diversidade humana, com foco em temáticas como:

* Convivência democrática: visando a construção de relações interpessoais mais democráticas na escola e o trabalho com estratégias pedagógicas como a dos grêmios escolares, mediação e resolução de conflitos e assembléias escolares;

* Direitos humanos: promovendo o trabalho com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), visando a construção de valores socialmente desejáveis;

* Saúde na escola: abordando questões como a TDAH, stress, distúrbios alimentares, bullying e o uso de substâncias psicoativas e seu impacto no cotidiano escolar;

* Educação especial/inclusiva: discutindo as diversas formas de deficiência e as exclusões geradas pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais e ideológicas;

* Educação comunitária e as relações da escola com a família: buscando caminhos para transformar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno da escola, em espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos e de aproximação entre escola e famílias.

Da Univesp