Última semana para conhecer templos e palácios japoneses

Exposição no Palácio dos Bandeirantes vai até dia 8

ter, 03/06/2008 - 9h20 | Do Portal do Governo

Esta é a última semana para se conhecer um pouco mais da história do Japão. No Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista,  está sendo exibida – até dia 8 deste mês, a exposição “Templos e Palácios japoneses: O Caminho do Olhar”.

 Estão expostas 15 maquetes de templos e palácios japoneses construídos a partir do século V. Tais obras  estão em  torno de um jardim japonês criado especialmente para a mostra  e pertencem ao Consulado do Japão de São Paulo.

Entre as obras destacam-se as reproduções do santuário xintoísta Itsukushima, cuja construção data do século VI e do castelo Himeji que é considerado o maior e mais belo castelo de todo Japão e que levou cerca de trezentos anos para ser concluído, entre os séculos XIV e XVII. Também chama a atenção a maquete que representa o templo budista Horyuji, cuja construção, que data do ano de 607, ainda conserva parte de sua madeira original.

Estão expostas também gravuras dedicadas aos ”50 anos da Bomba de Hiroshima” (1945/1995). São obras de artistas como Tomie Ohtake, Carla Petrini, Renina Katz e outros que foram doadas ao Acervo dos palácios em 1996. Será mostrada também uma maquete da Cúpula da Bomba Atômica (Hiroshima).

SERVIÇO:

Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2.

Informações: 2193-8282 – Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br

Visitas: de  Terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas sempre em horas  cheias.

Sábados, domingos e feriados, das 11, às 16h, sempre em horas cheias

Todas as visitas são acompanhadas por  educadores.

Entrada franca.

 

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

(I.P.)