TV Rá Tim Bum cria série sobre animais ameaçados de extinção

Álbum da Natureza foi ao ar nesse fim de semana em caráter de pré-estreia

ter, 20/01/2009 - 11h03 | Do Portal do Governo

No último fim de semana, 17-18, foi possível conhecer a novidade que integrará à programação da TV Rá Tim Bum, nos próximos meses: são informações sobre os animais ameaçados de extinção. O canal de TV por assinatura, controlado pela Fundação Padre Anchieta, apresentou as primeiras inserções da série Álbum da Natureza, produzida em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Foram exibidos, em caráter de pré-estreia, seis dos 13 episódios de três minutos e meio que compõem a primeira fase do programa, cujo lançamento vai ocorrer na grade de fevereiro ou março (a ser definido). Eles farão parte do horário comercial da emissora, com a apresentação lúdica e bem-humorada de características, hábitos e modos de vida de espécies como muriqui, macacos-prego, mico-leão-dourado, guaribas, peixe-boi, arara-azul-de-lear, cachorro-vinagre, jacaré-açu, tartarugas marinhas, golfinho-rotador, baleias, onça-pintada e lobo-guará. “Nosso objetivo é fazer com que as crianças saibam como esses animais se comportam e a importância de preservá-los”, explica a presidente substituta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Silvana Canuto.

A parceria prevê ainda a realização de outras produções, para formar um pacote com o tema da preservação ambiental: uma série de documentários científicos, com roteiro televisivo de interesse geral para o grande público, álbum de figurinhas, tanto impresso quanto virtual, além de jogos educativos com enfoque na biodiversidade brasileira.

Segundo Mauro Garcia, diretor de Projetos Especiais da TV Rá Tim Bum, a sociedade brasileira só tem a ganhar com a parceria. “Estarão garantidos resultados audiovisuais, lúdicos e de informação, que aliam a seriedade científica do ICMBio à competência na área audiovisual da Fundação Padre Anchieta, em particular das emissoras TV Rá Tim Bum e TV Cultura”, comentou Garcia.

Segundo ele, as duas emissoras, por serem de alcance nacional, permitem a difusão das informações sobre a biodiversidade do País para toda a sociedade brasileira. “O objetivo é promover com isso uma maior conscientização. Somos bombardeados com informações oriundas de uma visão estrangeira, muitas vezes equivocada, sobre a fauna e a flora brasileiras, por vários canais de TV. A ideia é começar a reverter isso”, completou Garcia.

Quem é quem – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é o mais novo órgão ambiental do governo brasileiro. É uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, criada em 2007, que integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). A sua principal missão é gerir 300 unidades de conservação (UCs) federais, que, juntas, somam mais de 77 milhões de hectares, e contribuir para a geração e disseminação sistemática de informações e conhecimentos, garantindo a conservação da biodiversidade existente nessas áreas.

A TV Cultura é uma emissora educativa reconhecida internacionalmente. Ganhou três prêmios EMMY, considerado o Oscar da televisão mundial, pela sua programação infantil. Já a TV Rá Tim Bum é o único canal infantil brasileiro da TV por assinatura, com produção inteiramente nacional, dirigida às  crianças de 2 a 10 anos.

Simone de Marco – da Agência Imprensa Oficial