TV Rá-Tim-Bum completa três anos no ar com 1,3 milhão de assinantes

Expectativa da TV Cultura é chegar a dois milhões de assinantes até o final do próximo ano

sex, 14/12/2007 - 10h20 | Do Portal do Governo

Muita animação e conteúdo editorial voltado exclusivamente às necessidades da criança brasileira são os elementos que levaram a TV Rá-Tim-Bum a atingir 1,3 milhão de assinantes em três anos de existência. “A parceria com as 40 operadoras distribuídas em todo o País, incluindo a TVA, Net e Vivax, mostra que a receita dá certo. Pelo número crescente de assinaturas, chegaremos a 1,5 milhão em janeiro e a 2 milhões até o final de 2008”, espera Mauro Garcia, editor de programação.

A criação do canal foi decidida depois de uma pesquisa de mercado. “Os resultados indicavam que não existia canal exclusivo para crianças brasileiras, que divulgassem nossa cultura e nossos costumes. O diferencial está exatamente neste fator: 100% do conteúdo de nossa programação são produzidos aqui”. Os conteúdos dos programas são direcionados aos pequenos de dois a dez anos. Os programas mesclam educação, cultura, informação e entretenimento. O canal conta com a experiência de roteiristas, diretores, atores, pedagogos e técnicos que deram à TV Cultura mais de 200 premiações nacionais e internacionais, como três Emmys pela programação infantil.

As primeiras séries levadas ao ar na TV Rá-Tim-Bum já faziam parte da grade da TV Cultura: Castelo Rá-Tim-Bum, Ilha Rá-Tim-Bum, Curumim e Cocoricó. O sucesso fez com que em apenas oito meses novos projetos fossem parar na tela. “A qualidade da nossa programação é um atrativo para as operadoras. Nosso canal é oferecido, inclusive, nos pacotes básicos de assinaturas. Dessa maneira, alcançamos o maior número de telespectadores, 24 horas por dia”, explica o executivo. 

Conteúdo – A grade da TV Rá-Tim-Bum é especial. Novos episódios de sucessos infantis, produções inéditas, filmes formam a programação e estimulam a imaginação das crianças. Nos últimos três anos, a emissora levou ao ar novas atrações – Esporte Clube Rá-Tim-Bum, Lanterna Mágica, peças do Teatro-Rá-Tim-Bum, Show do DJ Cão, Turmado Lambe-Lambe, com Daniel Azulay, e muitos outros. No próximo ano, o programa Vila Sésamo também será exibido na TV Rá-Tim-Bum.  

Receita de sucesso – O investimento em animação e na pesquisa em temas nacionais são fatores que ajudaram a elevar o sucesso da TV Rá-Tim-Bum. O êxito do cachorrinhoSimão fez com que seus produtos fossem licenciados. Em breve, será produzido em formato de bonecos, bonés, mochilas e outros objetos que as crianças usam no seu dia-a-dia. As aventuras do Simão serão transformadas em quadrinhos e estarão nos gibis da Editora Globo, em 2008. Outros programas de sucesso são Pequenos Cientistas, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que desvenda os mistérios da ciência para os pequenos, e o Canal de Dinossauros, com 12 minutos de duração. Baú de Histórias e Cocoricó ocupam os primeiros lugares no ranking da programação. 

Novas séries – Neste mês de dezembro, o canal infantil apresentará, diariamente, as peças do Teatro Rá-Tim-Bum. A cada dia, a emissora levará ao ar um espetáculo diferente. De segunda a sexta-feira, a garotada assistirá à peça teatral às 21h20; sábados, às 14h35 e 20 horas, e domingos, às 16h15 e 21 horas.

Ainda este mês, será apresentada a versão televisiva do espetáculo Beterrabas, Segredos e Patacoadas, da Confraria do Beco Teatro. Dirigido por Mário Masetti, conta as aventuras do casal Rosalina e Ariosto, que desejam casar-se, mas não sabem como comunicar a decisão ao pai da moça, um duque rico e muito rigoroso. O espetáculo vai ao arnos dias 22 (às 20 horas), 30 (às 16h15) e 31 (às 21h20).

Em fevereiro, será a vez do Tchibum TV. Dois peixinhos apresentadores, Nilo e Tila, irão esclarecer dúvidas e responder às curiosidades dos habitantes de dois mundos: Água e Terra. Será exibido aos sábados e aos domingos, às 13h40 e 18 horas.

Ao comemorar o seu terceiro aniversário, a TVRá-Tim-Bum lançou, no dia 12, novo site www.tvratimbum.com.br. Mais interativo, traz programação, sinopses das atrações, proteções de tela, desenhos, jogos e brincadeiras. “O objetivo do portal é promover navegação simples para qualquer criança interagir sem dificuldades”, finaliza Garcia. 

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial