TV Cultura transmite abertura do Festival de Inverno

Com o tema Música e Literatura, o festival será aberto pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

sex, 04/07/2008 - 9h15 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 5, às 20h30, a TV Cultura transmitirá, ao vivo, direto do Auditório Cláudio Santoro, a abertura oficial do 39º Festival Internacional de Campos do Jordão, o maior evento de música clássica da América Latina. A apresentação será feita por Michelle Dufour e Estela Ribeiro, com comentários de Irineu Franco Perpétuo.

Com o tema Música e Literatura, o festival será aberto pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). O repertório da apresentação traz Desenredo, de João Guilherme Ripper, compositor residente do festival, com o coro e a Osesp regidos pelo maestro Victor Hugo Toro. Em seguida, o maestro John Neschling sobe ao palco e rege Choro para Clarinete e Orquestra, de Camargo Guarnieri, tendo como solista o clarinetista Sérgio Burgani. Na segunda parte do concerto, a Osesp, ainda sob a batuta de Neschling, interpretará Manfred, opus 58 – Sinfonia em Quatro Quadros, de Piotr Tchaikovsky.

Textos literários – O Festival de Inverno, neste ano inspirado em grandes textos literários de todos os tempos, traz obras musicais baseadas em Shakespeare, Dante, Voltaire, Cervantes, José de Alencar, Nietzsche, Schiller, Alexandre Dumas, Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

No dia 18, a Orquestra Acadêmica, regida pelo maestro Ronald Zollman, apresentará a estréia mundial de Capitu, de João Guilherme Ripper, inspirada no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Durante os meses de agosto e setembro, a TV Cultura exibirá especiais do festival, com destaque para os trechos da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, que serão apresentados na Praça Capivari, e a Nona Sinfonia, de Ludwig van Beethoven, sob a regência do maestro convidado Kurt Masur, no concerto de encerramento que será apresentado duas vezes, em Campos do Jordão e na Sala São Paulo.

Da Fundação Padre Anchieta

(M.C.)