TV Cultura terá “correspondente” mirim em Mônaco

Gabriel Gomes Ferreira da Silva, de 10 anos, postará suas experiências em blog em site da emissora

ter, 13/01/2009 - 17h07 | Do Portal do Governo

Até o dia 20 de janeiro, os internautas poderão acompanhar as aventuras do estudante Gabriel Gomes Ferreira da Silva, de 10 anos, vencedor da etapa brasileira do 33° Festival Internacional do Circo, que recebeu como prêmio uma viagem para Mônaco.

Gabriel embarca para o Principado de Mônaco nesta terça-feira, 13, às 19h. Durante oito dias, ele, sua mãe e seu professor de Arte – que o acompanham durante a viagem – poderão postar no blog respeitável público (http://www3.tvcultura.com.br/respeitavel_publico/) as experiências vivenciadas naquele país.

Conhecer o “diário de bordo” do estudante só será possível graças a essa iniciativa da TV Cultura, que disponibilizará o blog em seu site com o intuito de amplificar a experiência de Gabriel, uma vez que a viagem representa a integração ‘aluno – escola – família’. Além disso, a emissora fornecerá uma filmadora para que o garoto registre os momentos mais importantes do passeio e publique seus próprios vídeos. 

Sobre o vencedor

Foi pensando no tema “Respeitável Público: O Grande Circo Brasil apresenta…” que o jovem estudante Gabriel Gomes Ferreira da Silva desenhou e pintou seu passaporte para Mônaco. O garoto, de apenas 10 anos, foi premiado por ter feito o melhor desenho entre os alunos da 4ª série de todas as escolas estaduais de São Paulo.

Aluno da EE Hugo de Aguiar, Gabriel desbancou 60 mil candidatos no Estado e receberá o título das mãos da princesa de Mônaco, Stéphanie Marie Elisabeth, já que foi ela mesma quem escolheu o trabalho de Gabriel, entre os 50 desenhos brasileiros que avaliou.

Além de integrar o júri mirim do Festival Internacional do Circo, Gabriel ficará ao lado da princesa no camarote real durante o festival e será recebido para um jantar no Palácio Real.

Sobre o Festival Internacional do Circo

Anualmente, é realizado em Mônaco o Festival Internacional do Circo e, para o ano de 2009, a princesa Stéphanie idealizou um concurso de desenho destinado a jovens originários da Romênia, Estados Unidos, Alemanha, França, Principado de Mônaco e Brasil, onde participaram os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental de escolas da Rede Pública do Estado de São Paulo.

Da Fundação Padre Anchieta