TV Cultura promove concerto sob regência do maestro Júlio Medaglia

O programa Prelúdio é único show de calouros de música erudita da televisão brasileira

ter, 14/10/2008 - 17h12 | Do Portal do Governo

Música clássica de boa qualidade, jovens talentosos, auditório animado e júri composto por personalidades ligadas ao universo erudito. Esses são os ingredientes do programa Prelúdio, único show de calouros de música erudita da televisão brasileira, que no dia 18, sábado, a partir das 14h, grava a quinta e sexta eliminatórias no Teatro Franco Zampari, em São Paulo, com entrada gratuita ao público.

A quinta eliminatória traz os jovens músicos de São Paulo, Ludimila de Carvalho, que canta a ária da ópera Romeu e Julieta: Je veux vivre, de Charles Gounod; e Djalma Albuquerque, que interpreta “1º Movimento do Concerto para clarinete e orquestra”, de Mozart. Nascido em Porto Alegre, o pianista Gabriel Neves Coelho apresenta “Concerto para Piano e Orquestra nº 1 em Dó Maior Op 15”, de Ludwig van Beethoven (1º movimento allegro con brio).

Na sexta eliminatória, se enfrentam os paulistanos Rafael Migliani, saxofonista, que executa Fantasia For Alto Saxophone, de Claude T. Smith; e o requintista Frederico César, que mostra Concerto nº 1 em lá menor para requinta em ré, de Johann Melchior Molter – Movimento Moderato. A cantora Luisa Kurtz, de Pelotas (RS), interpreta Come dolce all’alma mia – ária da ópera Tancredi, de G. Rossini.

As eliminatórias vão ao ar todo domingo, até 16/11; as semifinais, dias 23 e 30/11, e a grande final, dia 7/12. A Rádio Cultura FM (SP – 103,3 MHz) também transmite o programa, simultaneamente à TV Cultura.

Para participar da platéia, basta entrar em contato, até sexta-feira (17/10), pelo telefone (11) 2182-3474 ou e-mail preludio@tvcultura.com.br, com Renata Junqueira ou Alexandre Tondella. Chegar com uma hora de antecedência. O teatro fica na Av. Tiradentes, 451, ao lado do metrô Tiradentes.

O concurso

O Prelúdio será composto de oito eliminatórias, duas semifinais e a grande final em dezembro. A cada programa, três candidatos disputarão uma Bolsa de Estudos na Alemanha, patrocinada pelo Instituto Goethe, e um concerto especial tendo o vencedor como solista.

O programa, apresentado por Estela Ribeiro, está no ar desde 2005 e tem o objetivo divulgar o trabalho de jovens músicos brasileiros. Até agora, quase 80 candidatos subiram ao palco e foram acompanhados pela Orquestra Prelúdio. Os vencedores do concurso das edições anteriores foram o clarinetista Thiago Naguel (2005), o violinista Rodrigo Monteiro (2006) e o pianista Cristian Budu (2007).

Da Fundação Padre Anchieta