TV Cultura leva ensino e diversão para toda a família

Inspirado no formato das publicações, Almanaque Educação divulga informação para o jovem

qui, 04/09/2008 - 9h17 | Do Portal do Governo

Guarde esses codinomes: ‘Azeitona’, ‘Dorinha’, ‘Suspiro’, ‘Chumbinho’ e ‘Guri’. Essa trupe conduzirá o programa Almanaque Educação, que irá ao ar em horário nobre sempre às terças-feiras (19h30) e sábados (11h30) pela TV Cultura. Os cinco personagens, mais a repórter Carol Baggio, levarão conhecimento ao telespectador de maneira bem-humorada.

Dentro do seu QG, localizado na cúpula de um prédio no centro de São Paulo, o grupo observa os pontos da cidade onde atuam. Com seus carrinhos cata-bagulhos, transformam o centro da cidade em um palco para suas divertidas experiências e a população não fica imune à brincadeira.

Alegria, conhecimento e descontração é o que promete o programa Almanaque Educação, resultado da parceria da Secretaria da Educação com a Fundação Padre Anchieta. A iniciativa visa a educar por meio de entretenimento e diversão, com espaço para professores, estudantes, pais de estudantes e público interessado, sempre em dois horários semanais. O primeiro episódio foi ao ar terça-feira passada e contou com a presença do músico Antônio Nóbrega, que deu um testemunho sobre o papel da educação na sua vida e como essa experiência determinou seu trabalho pela cultura brasileira.

“O Almanaque Educação vai ao encontro da missão da Fundação Padre Anchieta que é levar cultura de maneira diversificada, principalmente aos jovens, reforçando a sua formação educacional e cultural”, afirma Paulo Markun, presidente da instituição.

Inspirado no formato das publicações que circulam até hoje, o Almanaque Educação divulga conhecimento e informação. “O programa é voltado, principalmente, ao jovem, mas também deve interessar ao público em geral, crianças, pais, adolescentes e educadores”, esclarece Mário Masetti, diretor da atração.

Apelo popular – O executivo explica que a atração, totalmente pedagógica, será exibida em 24 edições. Cada uma terá 30 minutos de duração. A expectativa é atingir pelo menos 400 mil pessoas por apresentação. “Trabalhamos durante cinco meses no projeto para chegarmos a essa fórmula. Já gravamos quatro programas de um total de 24”, diz o diretor.

Eliane Mingues, consultora de conteúdo do Almanaque Educação, diz que a grande preocupação é a abordagem dos temas. “A linguagem deve ser atraente e instigante para cativar toda a família. Queremos explorar uma nova forma de educar, utilizando aquele que é considerado um dos meios de comunicação de maior apelo popular, a televisão. A idéia é alcançar milhares de telespectadores ao mesmo tempo. Todos os temas serão exibidos por atores, criando assim uma dinâmica divertida na abordagem dos assuntos.”

De política a economia, comportamento, ecologia, cinema, artes plásticas e história, os assuntos serão tratados de forma documental ou ficcional, ou ambos.

Brincadeiras e muito mais – Games, curiosidades, entrevistas, quadros divertidos, bom humor e muita informação são alguns dos ingredientes da fórmula do Almanaque Educação. Os integrantes da trupe preparam telejornais, programas de rádio, declamam poemas do alto do prédio e montam atividades em praça pública (mapas, jogos de tabuleiros, palcos de representação, etc.). Tudo compartilhado com a população.

Serão apresentadas reportagens especiais, entrevistas com artistas, educadores e especialistas em educação. Toda edição terá reportagem produzida sobre um tema da atualidade. Ao longo do programa, os telespectadores poderão responder a um questionário sobre o tema proposto na reportagem inicial.

Personagens – Apresentando desde a pessoa simples do interior até a atriz romântica que sonha tornar-se uma estrela, o Almanaque Educação é também “uma oportunidade excelente para os artistas envolvidos no projeto. Com esse trabalho desenvolvido pela TV Cultura, conseguimos sair do viés da cultura da novela e conseguimos dar mais espaço para a arte-educação na TV”, avalia Ju Colombo, que vive a personagem Suspiro. A atriz entende do assunto. Há mais de três anos participa do Projeto Makiguti, cujo objetivo é levar arte-educação para escolas municipais e estaduais em todo o País.

Há 14 anos na estrada, Fabiano Geuli vive o personagem ‘Azeitona’. Irreverente, ingênuo e muito simpático, “não tem papas na língua e acha que sabe tudo”, descreve o ator. Melissa Nascimento é Dorinha. Romântica e ingênua, está sempre bem arrumada, pois sonha com o estrelato.

Mascote da trupe, ‘Guri’ (Márcia Oliveira) é intrometida e agitada, adora fazer perguntas e mexer em coisas relacionadas à tecnologia e sustentabilidade. ‘Chumbinho’ (Paulo Henrique Jordão) é garoto humilde que veio morar na cidade grande. Gosta de mexer na terra e colecionar ferramentas de jardinagem. “Agora, é só ligar a telinha e participar da brincadeira”, finaliza ‘Suspiro’.

Quadros do programa

O Almanaque Educação oferece diversos quadros, alguns fixos e outros que se alternam. No Game com a Trupe, as pessoas que passam pela região central de São Paulo são convidadas a participar da brincadeira.

Reportagem, Telejornal e Games são quadros fixos. Já Por Dentro, Horizontes Culturais, Escola Mundo Afora, Ao Mestre com Carinho, Palavra de Mestre, Quando eu Crescer, Minha Visão das Coisas, Túnel do Tempo e Pequenas Histórias Particulares são alguns quadros que se alternam durante as edições.

No Por Dentro, o repórter mostra situações inusitadas, por exemplo: visitar a cabina de comando de um avião, corpo humano, CPU de computador. Ao Mestre com Carinho mostra exemplos de bons professores, que implementam projetos significativos nas escolas.

Maria Lúcia Zanelli – Da Agência Imprensa Oficial