TV Cultura lança política comercial com responsabilidade social

Cálculo da tabela de preços da TV Cultura deixa de ser baseado no IPC e passa a ter como parâmetro Índice Paulista de Responsabilidade Social

qua, 28/11/2007 - 8h37 | Do Portal do Governo

O cálculo da tabela de preços da TV Cultura deixou de ser baseado no IPC (Índice de Potencial de Consumo) e passou a ter como parâmetro o IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social).

Este novo modelo de captação de recursos, desenvolvido junto à Fundação Seade, prioriza os quesitos sociais ante o poder de consumo. Estas mudanças reafirmam a busca constante pelo cumprimento da missão da emissora.

Desta forma, a TV Cultura passa a graduar a riqueza de uma região considerando não somente a renda, mas também a longevidade e escolaridade dos municípios de sua área de cobertura.

Com este novo posicionamento, ao mesmo tempo em que qualifica e diferencia a sua política comercial, a TV Cultura reafirma a busca constante pela essência fundamental de sua missão: formação crítica do cidadão, o bem comum e o ideal de Responsabilidade Social.

A nova política comercial tem como objetivo implantar um novo conceito na formação do preço dos programas da TV Cultura, além de qualificar e diferenciar a política de comercialização da emissora frente ao mercado. Além disso, por seu caráter sociocultural, toda a programação da Cultura é incentivada pela Lei Rouanet. Isso significa que os investimentos das empresas nas produções da TV Cultura podem ser totalmente abatidas dos impostos.

Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS

O IPRS é uma radiografia completa do Estado de São Paulo, sob a ótica de indicadores que permitem identificar com maior fidelidade e realismo o desempenho de suas regiões administrativas e seus 645 municípios, além de mostrar a posição da cidade em relação ao desempenho médio do Estado como um todo.

Metodologia do cálculo do IPRS

O IPRS acompanha o conceito do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O IDH avança na avaliação das condições de vida de uma sociedade, ao considerar insuficiente a mensuração da qualidade social apenas com base na renda per capita e acrescentar, como dimensões igualmente importantes, a longevidade e a escolaridade.

Da Fundação Padre Anchieta

(C.C.)