TV Cultura homenageia sanfoneiro paraibano

O programa é um documentário musical que narra a história do artista

qui, 10/01/2008 - 12h41 | Do Portal do Governo

Programa homenageia compositor, arranjador e sanfoneiro paraibano, apresentando imagens históricas do acervo da TV Cultura e números musicais e depoimentos inéditos de Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon

“Os franceses é que chamam nosso instrumento de acordeon. Mas eu não sou francês; sou um paraibano, me chamo Severino e toco sanfona”, costumava dizer Severino Dias de Oliveira, o Sivuca (1930-2006), artista que a TV Cultura homenageia nesta sexta-feira, dia 11 de janeiro, às 21h, no especial MOSAICOS – A ARTE DE SIVUCA. 

O programa é um documentário musical que narra a história do sanfoneiro, autor de grandes clássicos do cancioneiro popular brasileiro, a exemplo de “João e Maria” (parceria com Chico Buarque), “Feira de Mangaio” (com Glorinha Gadelha) e “Adeus Maria Fulo” (com Humberto Teixeira). Com narração de Rolando Boldrin e as participações especiais de Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon, MOSAICOS – A ARTE DE SIVUCA, recupera imagens do artista pertencentes ao acervo da TV Cultura, relembrando sua presença nos programas “Música na Praia” (1981), “Jazz Brasil” (1990), “Bem Brasil” (1991) e “Ensaio” (1993).

Ao material de arquivo somam-se imagens inéditas, como os depoimentos e os números musicais de Dominguinhos e Oswaldinho, grandes amigos do homenageado. O programa ainda apresenta trechos do DVD “Sivuca – O Poeta do Som” (Kuarup), lançado em 2006 e último trabalho do artista, falecido em dezembro deste mesmo ano.

Sivuca nasceu em Itabaiana (PB) e iniciou a carreira profissional aos 9 anos de idade, tocando em festas de casamento e batizados no interior nordestino. Mais tarde, trabalhando em rádios do Recife e, depois, no Rio de Janeiro e em São Paulo, projetou-se como compositor, arranjador e multi-instrumentista virtuoso. Durante 12 anos, entre as décadas de 1960 e 1970, Sivuca viveu nos Estados Unidos e trabalhou intensamente em vários países da Europa, África e Ásia. Atuou ao lado de artistas como Harry Belafonte e a cantora sul-africana Miriam Makeba, para quem escreveu o arranjo da música “Pata Pata”, um sucesso mundial.

Em mais de seis décadas de carreira, lançou mais de 40 álbuns (compactos, LPs e CDs) e teve suas música gravadas pelos mais variados intérpretes:Elba Ramalho, Os Mutantes, Clara Nunes, Claudete Soares, Carmélia Alves e Nara Leão. Produzido pelo Núcleo de Música Popular da TV Cultura e com direção de Nico Prado, MOSAICOS – A ARTE DE SIVUCA apresenta todas as facetas do artista, destacando inclusive seu trabalho sinfônico. Ex-aluno do maestro Guerra Peixe, Sivuca explorou intensamente os limites entre as músicas popular e erudita, com uma bem sucedida atuação como arranjador, orquestrador e concertista.

Da Fundação Padre Anchieta

(M.C.)