TV Cultura exibe último programa com Maysa na TV brasileira

“Maysa Estudos” foi produzido em 1975 por Antônio Abujamra e Dorival Dellias

qua, 21/01/2009 - 10h33 | Do Portal do Governo

Após o sucesso da minissérie exibida pela Rede Globo, a TV Cultura também homenageia a cantora Maysa. A emissora leva ao ar na quinta-feira, 22, a partir das 22h10, o último programa de TV que contou com a participação da estrela da música brasileira. Produzido por Antônio Abujamra e Dorival Dellias, em 1975, “Maysa Estudos” foi remasterizado recentemente e será exibido no mesmo dia em que se completam 32 anos da morte da cantora.

Nesta produção, Maysa fala sobre sua vida, amores, fuga, processo de criação e carreira. Ela também canta a capela ao lado de um dos maiores músicos do Brasil, Paulo Moura. Ainda jovem, ele já era o gênio do saxofone e clarinete que o tempo consagrou.

Antônio Abujamra se recorda que, durante o programa, Maysa, apaixonada por Edith Piaf, ficava ouvindo num minúsculo gravador a cantora francesa. Além disso, segundo Abujamra, ao final do programa, Maysa estava completamente bêbada e caiu no centro do estúdio, fora do cenário. “Quiseram levá-la, mas eu disse que não. Mudei a luz na hora, os cabos das câmeras todos aparecendo”, relembra.

Quanto à exibição do programa na década de 70, Abujamra conta que “Helena Silveira, uma escritora maravilhosa que era crítica na época, considerou o melhor programa do ano e disse que era um corpo a corpo sensacional entre eu e Maysa, e que o empate fez com que ganhássemos o prêmio de melhor do ano”.

Durante o programa, Maysa canta músicas de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, além, é claro, de suas composições que marcaram época. No repertório, Preciso Aprender a Ser Só; Meu Mundo Caiu; Por Causa de Você; Se Todos Fossem Iguais a Você; Ouça; Dindi; Resposta; Chão de Estrelas; e Ne Me Quitte Pas.

 

Da Fundação Padre Anchieta