TV Cultura exibe série sobre a São Paulo Companhia de Dança

Dividido em três episódios, o projeto marca o aniversário de um ano da companhia

seg, 26/01/2009 - 14h05 | Do Portal do Governo

Fazer uma imersão no processo de criação e de produção da São Paulo Companhia de Dança. Esse é o principal objetivo da série “Canteiro de Obras”, que estréia na TV Cultura nesta quarta-feira, 28, às 23h10.

Dividido em três episódios, o projeto marca o aniversário de um ano da companhia. Na estréia, o telespectador poderá ver como a São Paulo Companhia de Dança foi idealizada, desde sua criação até o seu lançamento em 28 de janeiro de 2008.

Os capítulos seguintes apresentam a concepção e a produção dos espetáculos que fizeram parte do calendário da companhia no ano passado. O segundo episódio traz a montagem Polígono, criação do italiano Alessio Silvestrin, com colaboração dos coreógrafos brasileiros Ricardo Scheir e Maurício de Oliveira. É uma obra que alia a técnica clássica à linguagem contemporânea, em coreografia elaborada sobre a Oferenda Musical de Johann Sebastian Bach.

O tema do terceiro documentário gira em torno da segunda peça montada pelo grupo, cujo programa contou com três peças representativas de momentos-chave da história da dança: Les Noces (1923), com coreografia de Bronislava Nijinska (1891-1972) sobre música homônima de Igor Stravinsky (1882-1971); Serenade (1935), com coreografia de George Balanchine (1904-1983) e música (Serenata para cordas em Si, Op. 48) de Peter Ilyitch Tschaikovsky (1840-93); e Entreato, criação inédita do brasileiro Paulo Caldas.

Além de registrar informações sobre a São Paulo Companhia de Dança, a série promove uma reflexão sobre a produção da dança no Brasil. O projeto foi concebido por Iracity Cardoso e Inês Bogéa, diretora artística e diretora artística adjunta da companhia, respectivamente. A direção é de Antônio Carlos Rebesco, o Pipoca. 

Episódios

Quarta-feira, 28 – Primeiros Passos da São Paulo Companhia de Dança
Quinta-feira, 29 – Construindo Pológono – A estréia da Companhia
Sexta-feira  – 30 – Do Século XX ao XXI – Construindo Les Noces, Entreato e Serenade

Da Fundação Padre Anchieta