TV Cultura exibe neste domingo documentário em homenagem a SP

Cosmópolis, de Camilo Tavares, Otávio Cury e Cói Belluzzo, apresenta as histórias de 12 habitantes da cidade

sáb, 24/01/2009 - 9h23 | Do Portal do Governo

Para comemorar o aniversário de São Paulo no próximo domingo, 25, a TV Cultura vai exibir Cosmópolis, documentário sobre a cidade e seus múltiplos personagens. Dirigido por Camilo Tavares, Otávio Cury e Cói Belluzzo, o filme apresenta as histórias de 12 habitantes que escolheram a capital para viver: são comerciantes árabes e judeus, uma camelô boliviana, repentistas nordestinos e um campeão de karaokê. Chamam a atenção não só as entrevistas, mas as belíssimas imagens, muitas colhidas em telejornais antigos.

Os depoimentos feitos por cronistas sobre o crescimento desenfreado da metrópole constituem outras saborosas cenas do filme. Exemplo é a visão paulistana retratada pelo publicitário Washington Olivetto: “Só acha São Paulo parecida com Nova York quem não conhece bem a cidade ou pensa que seja apenas uma imensa Rua Oscar Freire”. Para Olivetto, o grande fascínio da cidade é parecer-se com muitas cidades ao mesmo tempo e, por isso, não se parecer com nenhuma.

Entre os perfis dos entrevistados estão o de Oswaldo Hilário, italiano que veio para o Brasil ainda bebê, em 1929; Expedito Luiz, operário da construção civil, sergipano que aqui chegou aos 17 anos, em busca de oportunidade. Sherine Shaaban, egípcio, traz à tona a mistura das raças, religiões e cultura, traço marcante de São Paulo. Para o nigeriano Adeleke Ajiyobiojo, nesta cidade “as pessoas trazem quatro ou cinco continentes nas costas”.

Cosmópolis apresenta ainda cenas do carnaval realizado no Pari por grupos originários ou descendentes de bolivianos, atualmente a maior população imigrante estrangeira no bairro.

Da Agência Imprensa Oficial