TV Cultura exibe final da 2ª Jornada de Matemática

Programa vai ao ar sábado, 6, a partir das 12h

qui, 04/12/2008 - 10h35 | Do Portal do Governo

Com o tema “A Matemática e o Circo”, a TV Cultura leva ao ar neste sábado, 6, às 12h, a final da 2ª Jornada de Matemática, em que crianças da 4ª série do Ensino Fundamental da rede pública participam de uma olimpíada de cálculos matemáticos.

Nesta Jornada, promovida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, estudantes participaram de várias etapas em suas cidades, regiões e pólos. Foram contabilizados 1.393 escolas, 202.800 alunos e cerca de 100 milhões de cálculos matemáticos.

A Secretaria da Educação estendeu o programa para todo o Estado e apoiou as escolas na criação de um contexto favorável para o desenvolvimento das habilidades de cálculo e resolução de problemas, das capacidades de investigar, usar estratégias diversificadas no controle de resultados e trabalhar em equipe. Enfim, a ampliação das competências matemáticas do maior número possível de alunos, lembrando que a sociedade atual exige indivíduos capazes de trabalhar em grupo, decidir, avaliar e refletir sobre situações diversas.

Chegaram à final seis equipes. São elas:

– Equipe “Os Vingadores” da EE Astor Vasque Lopes (Cidade de Itapetininga) – Representada pela cor Azul.

– Equipe “CDFs” da EE Coronel Francisco Arnaldo da Silva (Cidade de Fernandópolis) – Representada pela cor Lilás

– Equipe “Tuiuiú” da EE Péricles Soares (Cidade de São Carlos) – Representada pela cor Vermelha.

– Equipe “Verde” da EE Itiro Muto (Zona Sul de São Paulo) – Representada pela cor verde.

– Equipe “Os Matemáticos” da EE Clarice Lispector (Cidade de Guarulhos) – Representada pela cor Amarela

– Equipe “Einsteins da Matemática” da EE Dr. Antonio de Queiroz Telles (Zona Leste de São Paulo) – Representada pela cor laranja.

A Matemática e o Circo – O Circo traz alegria, nos leva a um mundo mágico e, mais do que isso, nos leva de volta à infância. Porém, o mais importante e o que mais nos interessa é a quantidade de conceitos matemáticos e pedagógicos que podemos explorar com este tema. A matemática é uma ciência precisa. O circo também: um acrobata que errar um salto nas alturas pode perder a vida. A matemática explora conceitos de espaço, lateralidade, conjunto, contido, não contido, probabilidades… conceitos embutidos intrinsecamente nos números circenses.

Sendo assim, alem da riqueza de imagens e do intenso movimento e alegria que poderemos dar ao programa com a inclusão de números circenses, ainda temos a chance de trabalhar conceitos que nos interessam como pedagogos. Por isso, foi escolhido o circo como elo.

Da Fundação Padre Anchieta