TV Cultura exibe especiais sobre a guerrilha armada

O programa Cultura Mundo será exibido, às 21h, nos dias 20 e 27

qua, 20/06/2007 - 15h42 | Do Portal do Governo

O programa Cultura Mundo, exibido pela TV Cultura às quartas-feiras, às 21h, exibe nos dias 20 e 27 de junho, dois programas especiais e inéditos sobre a guerrilha travada entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo colombiano. A reportagem é de Ricardo Soares e está sendo gravada em Bogotá, capital do país.

Os programas contam toda a história do conflito; as principais conseqüências, como a origem do desplazamento (migração desordenada); o tratamento que a mídia dá à questão, desde sua origem, em 1948; os principais personagens; e as várias facetas desse cotidiano de guerra.

Dentre os entrevistados estão o presidente colombiano Álvaro Uribe, que fala sobre a estagnação do processo de paz e à repressão da guerrilha no país; o vice-presidente Francisco Santos, que pertence a um poderoso clã que controla a mídia colombiana; o secretário-geral da Farc, Raúl Reyes; o principal chefe militar da Farc Mono Jojoy; o ministro da defesa Camilo Ospina; além de Luis Restrepo, que tem a difícil missão de negociar a paz com todas as partes em litígio; Arturo Alape, principal historiador do Bogotazo – revolta popular que deu início a atual guerrilha; e no Brasil, o encarregado de assuntos internacionais do governo federal Marco Aurélio Garcia, que fala sobre a posição oficial do governo brasileiro diante desse conflito. A produção também traz imagens inéditas de Manuel Marulanda Vélez, o Tirofijo, fundador das Farc.

O projeto para realização destes programas está em produção desde 2001, quando uma equipe da TV Cultura, comandada pelo jornalista Ricardo Soares, viajou para San Vicente Del Caguán, sul da Colômbia, para gravar em uma zona dominada pela guerrilha. A produção executiva é de Marco Antônio Coelho Filho.

Até o dia 27/06, a TV Cultura também exibirá boletins diários, que irão ao ar no Jornal da Cultura, às 22h, com informações factuais sobre a situação da guerrilha e entrevistas com paramilitares, guerrilheiros, políticos e intelectuais.

No segundo semestre de 2007 a emissora vai exibir, em data a ser definida, um documentário de aproximadamente 01h30, que traça uma abordagem mais aprofundada sobre o assunto.

Da Secretaria da Cultura