TV Cultura exibe concerto com Kurt Masur

A TV Cultura exibe com exclusividade domingo, 3, a partir da meia-noite, o Concerto de Encerramento do 39º Festival Internacional de Inverno de Campos

sáb, 02/08/2008 - 21h48 | Do Portal do Governo

A TV Cultura exibe com exclusividade domingo, 3, a partir da meia-noite, o Concerto de Encerramento do 39º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com regência do maestro alemão Kurt Masur. A apresentação conta ainda com as participações de Rosana Lamosa, Fernando Portari e Stephen Bronk.

No palco da Sala São Paulo, Kurt Masur rege a Orquestra Acadêmica formada por mais de cem jovens alunos-bolsistas do Festival. Acompanhados pelo Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo – OSESP e pelo Coral Paulistano, executam uma das obras mais importantes da música erudita: a Nona Sinfonia de Beethoven (Sinfonia nº 9 em ré menor, Op. 125 – Coral, de Ludwig van Beethoven).

Do alto de seu 1,90m e mais de 50 anos à frente das principais orquestras do mundo, o maestro Kurt Masur confidenciou a seu amigo Roberto Minczuk, diretor artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que o concerto de encerramento do evento – domingo, 27 – foi um dos mais emocionantes de sua carreira.

Masur conduziu a Orquestra Acadêmica do Festival, o Coro da OSESP, o Coral Paulistano e quatro ótimos solistas; os sopranos Rosana Lamosa e Adriana Clis Mezzo; o tenor Fernando Portari; e o barítono Stephen Bronk; numa interpretação arrebatadora da Nona Sinfonia de Beethoven, que sacudiu a Sala São Paulo. Ao final, Masur retornou ao palco dez vezes para agradecer ao público, que aplaudiu de pé por 20 minutos os 200 músicos que fizeram o espetáculo.

Da Fundação Padre Anchieta

(M.G.)