TV Cultura estréia repórter cidadão na Virada Cultural

Comentários poderão ser enviados pela Internet, telefone fixo ou celulares

sáb, 26/04/2008 - 18h40 | Do Portal do Governo

A Fundação Padre Anchieta (FPA) resolveu inovar na cobertura da Virada Cultural 2008 e, numa composição inédita que envolve Internet, rádio e TV, tornará possível que o cidadão paulistano se torne repórter por um dia durante o evento que tomará conta da cidade no sábado e no domingo. É o que se chama cobertura colaborativa.

Os comentários poderão ser enviados pela Internet, telefone fixo ou celulares que estarão disponíveis para os ‘cidadãos repórteres’ do RadarCultura. Todos serão gravados e postados no site (www.radarcultura.com.br) e os melhores depoimentos serão transmitidos na Rádio Cultura AM. O telefone para postagem é o (11) 3711-5711.

As Rádios Cultura AM e FM transmitirão, simultaneamente e ao vivo, os principais eventos, com destaque para as atrações do Theatro Municipal. Já a TV Cultura trará o melhor da Virada, que será mostrado nos programas Metrópolis, Jornal da Cultura e Boletim Cultura.

“A Virada Cultural é um evento gigantesco, com mais de 800 intervenções artísticas ocorrendo por toda a cidade. A opinião dos nossos ‘correspondentes’ que estarão assistindo aos shows, mostrará a diversidade do encontro cultural e atrairá mais pessoas que, muitas vezes, desconhecem a Virada”, diz André Avorio, desenvolvedor do RadarCultura. 

Concurso – Cem “correspondentes Radar” foram selecionados para a Virada Cultural além de mais 52 promotores, que orientarão o público sobre a cobertura colaborativa. Vai ser fácil identificá-los: eles estarão com uma camiseta preta com o logo do RadarCultura.

Mariusa Manculi é uma correspondente Radar. “Estava assistindo ao programa Bem Brasil e vi a chamada. Não perdi tempo, corri para o computador e cadastrei toda a família”, diz a professora, mãe de três filhos: Cláudio (21), Gabriela (20) e Amanda (6). A moradora da zona norte está ansiosa: ‘Quero aproveitar bastante os dois dias da programação. Meus filhos foram na edição anterior e voltaram entusiasmados. Agora, vou acompanhá-los”, garante.

“Ficamos surpresos com a atitude da nossa mãe. Estamos felizes por toda a família participar do projeto”, diz Cláudio, que dá aulas de guitarra.

A faixa etária dos correspondentes varia de 20 a 28 anos, com exceção de Mariusa (que não quis revelar a idade), são universitários ou recém-formados e, em sua maioria, estiveram envolvidos com criação artística e adoram navegar pela Internet. É o caso de Fábio Leite, que ganhou ingressos da FPA para visitar a Câmpus Party, em janeiro deste ano. O professor de informática, de 23 anos, vive navegando pela Internet. “Resolvi novamente tentar a sorte e consegui o prêmio de ser colaborador”.

Paola Fernandes aliará prazer à oportunidade de ser correspondente. “Acbei de me formar em jornalismo e pretendo dar boas sugestões para os ouvintes e internautas”, diz a garota.

Cristina Moura é outra freqüentadora da Virada Cultural. Profissional de comércio exterior, irá optar pelo roteiro gastronômico da programação. “Vou começar com uma boa refeição no Mercado Municipal e de lá vou partir noite adentro, descobrindo o que há de melhor na cidade”.

Mas a frase “luz, câmera, ação” ainda intimida alguns dos “colaboradores”. Daniela Nascimento, vendedora e estudante de Filosofia, ficou assustada ao gravar sua primeira entrevista com a equipe da TV Cultura. “Não estou acostumada às câmeras, travei. Espero que durante as transmissões, a timidez vá para bem longe”.

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial 

(S.M.)