TV Cultura estreia nova programação nesta segunda-feira, 18

Grade traz programas inéditos e atrações redesenhadas. A emissora reformulou também sua identidade visual

qua, 13/04/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Com um investimento de R$ 5 milhões para 2011, a TV Cultura inicia sua programação com novas atrações para os mais diversos públicos e faixas etárias, que prometem entreter, informar e educar, com inteligência e criatividade. A apresentação da nova grade foi realizada, ontem, para formadores de opinião e profissionais da TV Cultura.

O orçamento atual da TV Cultura é de R$ 190 milhões, dos quais R$ 85 milhões foram transferidos pelo governo estadual à Fundação Padre Anchieta. Ao todo são 25 atrações, outras quatro redesenhadas e oito temporadas inéditas prontas para entrar no ar a partir de 18 de abril. Quintal da Cultura, Festival Internacional de Cinema Infantil, 60 Encontros Mortais, Deu a Louca na História, Sangue Latino, Cultura Retrô, Somos1só, Sessão Independente e Esse tal de Rock´n Roll são algumas das novidades.

Nomes como João Marcelo Bôscoli (programa Radiola), Marina Person (Cultura Retrô), Cadão Volpato (Metrópolis), Carlos Alberto Torres (Grandes Momentos do Esporte) fazem parte do casting da emissora. Para os amantes da música clássica, uma novidade: a temporada de Clássicos vai além dos concertos; óperas, documentários e grandes apresentações internacionais regem a atração em 2011.

Para os roqueiros de plantão, Esse Tal de Rock and Roll, série produzida pela BBC mostra a cara mutante e expansiva do gênero mais popular da música. O programa explora, em 14 capítulos de 30 minutos, sete momentos-chave do gênero. O primeiro aborda o comportamento transgressivo do estilo, quando bandas como Rolling Stones e The Who levaram para o palco atitude, sex appeal e muito suor.

Depois vêm, o art rock de David Bowie e Pink Floyd, o punk rock dos Sex Pistols e Ramones, o heavy metal de Judas Priest e Iron Maiden, o rock de arena do Queen, U2 e Kiss, o rock alternativo americano dos Pixies, Pearl Jam e Sonic Youth e, por fim, o indie britânico do Arctic Monkeys e Kaiser Chiefs.

Identidade visual 

Além da programação inédita, a TV Cultura está com uma nova identidade visual. A agência AlmapBBDO criou um logotipo em 3D. O trabalho foi desenvolvido com ícones gráficos e uso de cores vibrantes e contrastantes. Elementos que remetem a uma tevê moderna, qualificada e, que, fundamentalmente, permitem uma associação fácil e imediata ao seu nome. Produzidas pela Vetor Zero, as vinhetas e animações foram criadas pela AlmapBBDO, contemplando as programações matutina, vespertina e “prime time”.

“Ao lado da repaginação visual e da nova safra de atrações da TV Cultura, haverá o portal Cmais (www.cmais.com.br), agora como uma multiplataforma audiovisual e informativa da Fundação Padre Anchieta”, diz João Sayad, presidente da Fundação Padre Anchieta (FPA).

O Youtube passa a ser o canal exibidor de todos os vídeos produzidos pela FPA. A Cultura segue o exemplo de outras emissoras públicas como a BBC e a PBS. A parceria diversifica e confere poder visual ao tour do internauta. Os programas Metrópolis, Vitrine e Roda Viva ganham canais exclusivos. O material terá qualidade HD (high definition).

Infanto-juvenil

A programação infantil tem como destaque os 15 anos do programa Cocoricó que terá 26 episódios inéditos com direito a clipes musicais. Novos desenhos como Toot & Poodle, Sid, o Cientista, Timmy e seus amigos, O Papel das Histórias, Traçando Arte serão exibidos de segunda a sábado, a partir das 16 horas, turbinam a programação infantil.

Uma parceria com a cineasta Carla Camurati e a produtora Carla Esmeralda leva o Festival Internacional de Cinema Infantil para a telinha da Cultura. “A parceria com a TV Cultura nos deixa felizes por consolidar nossa missão de levar cinema de todas as idades, agora pela TV”, ressalta Camurati.

Para o púbico jovem, a Cultura resgatou um antigo programa, o Inglês com Música, agora, em novo formato com estrutura de game show. A estréia será no dia 25, às 18 horas, e traz a atriz e cantora Amanda Acosta e professora Marisa Leite de Barros, apresentadora e criadora da versão original da atração. O programa é uma parceria da Univesp TV com o Centro Paula Souza, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h15, com a música da semana e um game por dia.

Documentários

Aprovado pela crítica cinematográfica e pelo público em sua primeira edição, o Telefilmes Cultura volta para a grade trazendo uma segunda leva de ficções produzidas para a tevê. Com estréia no dia 30 de abril, às 22 horas, o Telefilmes Cultura terá quatro vídeos com duração de média-metragem (52 minutos), todos ligados por tema-cenário, a região da Luz, em São Paulo. Com linguagem e estética de cinema, os vídeos passam por diferentes gêneros, da comédia ao suspense.

A Sessão Independente estréia no dia 28 de abril, às 23 horas, e será exibida semanalmente, sempre às quintas-feiras. Dezesseis escritores brasileiros de estilos e origens diferentes foram enviados para as principais cidades do mundo, do Cairo a Buenos Aires, de Paris a Havana, de São Paulo a São Petersburgo. Eles foram buscar imersos neste ambientes, influências e inspirações para criar histórias de amor.

Todos esses elementos emolduram Amores Expressos, idealizado pelo produtor cultural Rodrigo Teixeira. O resultado são 16 documentários de 22 minutos sobre as cidades por onde os autores cavaram suas histórias, o processo de criação literária e o amor.

Da Agência Imprensa Oficial