TV Cultura estréia nova fase do “Profissão Professor”

O programa tem como propósito ajudar os professores a desenvolverem melhores práticas de ensino em sala de aula

sex, 26/09/2008 - 10h03 | Do Portal do Governo

Ajudar o professor a desenvolver aulas mais interessantes, valorizar o trabalho na escola, destacar projetos pedagógicos bem sucedidos e melhorar a imagem dos educadores junto à sociedade brasileira. É isso que pretende a nova versão do programa Profissão Professor, que estréia na TV Cultura no sábado, 27, às 11h, realizado em parceria com a Fundação Victor Civita.

Com um cenário que reproduz a sala dos professores, a atração traz experiências didáticas de 11 educadores, vencedores do premio Educador Nota 10, de 2007. Promovido anualmente pela Fundação Victor Civita, o prêmio é o mais importante da educação brasileira e elege as melhores experiências de ensino em diversas disciplinas desenvolvidas por professores de todo o país.

As atrizes Lulu Pavarin, Naruna Costa, Siomara Schröder e Rita Fernandes interpretam professoras que se encontram nos intervalos das aulas e apresentam o projeto de um educador nota 10. O programa intercala cenas na sala dos professores com trechos gravados no local da aplicação do projeto. Assim, o público tem a oportunidade de conhecer a professora premiada e seus alunos, além de ver como foi feito todo o trabalho: da idéia até o resultado final, passando pela pesquisa e pelo planejamento.

Em cada um dos 13 episódios do Profissão Professor um projeto real será o centro de reflexão e debate entre os personagens. O projeto em questão já foi aplicado por professores das redes públicas estaduais, e serve de referência e ilustração para refletir sobre o papel do professor e do coordenador pedagógico na escola. O programa pretende incentivar os educadores em geral a se inspirarem nas idéias demonstradas e descobrir como tais propostas podem ser adequadas a diferentes realidades. Todas as edições da atração foram acompanhadas e conceituadas por especialistas e educadores, em cada uma das áreas abordadas, indicados pela Fundação Vitor Civita.

A vice-presidente da Fundação Victor Civita, Claudia Costin, afirma que o programa incentivará os professores a se inspirarem nas idéias demonstradas e readequá-las a diferentes realidades. “Este novo formato do Profissão Professor reforça ainda mais o papel do programa de melhorar a imagem e valorizar a educação e os professores junto à sociedade brasileira”, conclui Claudia.

O vice-presidente da Fundação Padre Anchieta – Rádio e TV Cultura, Fernando Almeida, reforça essa idéia. “Divulgar e refletir sobre exemplos de boas práticas pedagógicas faz do Profissão Professor um programa que joga luz sobre o caminho que tem sido traçado tão bravamente por educadores das escolas públicas do Brasil. É uma grande contribuição para a valorização desta profissão e uma singular oportunidade de formação, que aliada ao papel da TV pública amplifica a importância deste trabalho”, afirma Fernando.

Além disso, há a participação de pessoas nas ruas, no quadro Dizem Por Aí, no qual o público comenta como os temas abordados na atração são vivenciados em seu dia-a-dia. Ou seja, como um taxista pode utilizar conhecimentos de geografia em seu trabalho diário? Como pessoas comuns se beneficiam da ciência no dia-a-dia? E como a matemática faz parte do nosso cotidiano e qual a importância de conhecer a matéria?

No programa de estréia, Bichos Esquisitos, três professoras – Mara, Célia e Fran – se encontram com a coordenadora, Lúcia, na sala dos professores. De repente, Mara se assusta com a presença de um bicho estranho. Aproveitando a oportunidade, Lúcia conta, então, detalhes do projeto de ciências “Bichos Esquisitos”, um dos ganhadores do prêmio Educador Nota 10. O projeto foi desenvolvido e aplicado pela professora Bernadete Rocha da Silva, de Rio Branco, Acre.

Da Fundação Padre Anchieta