TV Cultura estréia campanha para público infanto-juvenil

Campanha mostra a presença da química no dia-a-dia

sex, 11/07/2008 - 8h01 | Do Portal do Governo

Uma campanha cultural que mostra a importância da Química no cotidiano das pessoas começa a ser veiculada pela TV Cultura na próxima segunda-feira, 14. Com duração prevista para seis meses e voltada principalmente para o público infanto-juvenil, pais e educadores, a campanha intitulada “Todo dia com a Química” é uma parceria entre a TV Cultura e a Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química, com o patrocínio cultural das empresas Basf, Carbocloro, Clariant, Quattor, Solvay e Dacarto Benvic. O valor da campanha, que conta com os incentivos da Lei Rouanet, soma cerca de R$ 1,3 milhão.

Quim, um garoto esperto e brincalhão, é o personagem central da campanha, que será veiculada durante a programação da TV Cultura. Junto com a sua turma, ele vai descobrir como a Química está presente em tudo, no lazer, nos estudos e no trabalho. No total, serão levados ao ar 24 desenhos animados, de 30 segundos cada. Os roteiros têm como base textos publicados pela Abiquim de autoria do jornalista Luiz Carlos de Medeiros, gerente de Comunicação da entidade.

Ainda no dia 14 será lançado o site www.tododiacomaquimica.com.br, em que estarão disponíveis as peças da campanha, jogos e informações sobre a Química. A campanha ainda incluirá peças institucionais voltadas ao público adulto.

Nelson Pereira dos Reis, vice-presidente executivo da Abiquim, destaca que o principal objetivo da campanha é despertar o interesse dos jovens pela Química, uma ciência inovadora e de fundamental importância na vida moderna. “Os produtos químicos estão na base de todas as atividades e são essenciais para a saúde e o bem-estar da população. A campanha busca estimular entre os jovens o interesse pelo estudo da Química e pelos benefícios que ela gera para a humanidade”, afirma.

Para o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, a veiculação da campanha na TV Cultura está ligada à missão da instituição, que busca educar e levar conteúdo de qualidade a telespectadores de todas as idades. “Os desenhos irão desmistificar um universo que, para muitos, ainda é desconhecido. Tenho certeza que, após assistir a campanha, o público enxergará a Química de outra forma”, enfatiza.          

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha, a Cultura é o canal da TV aberta que mais contribui para o desenvolvimento cultural e da educação da população. A TV Cultura também é considerada a emissora da TV aberta que apresenta a melhor programação nos gêneros educativo, infantil e ecológico. Ao longo dos seis meses da campanha, a meta é atingir 4,3 milhões de lares, o que representa 79% dos domicílios da Grande São Paulo.

Da Fundação Padre Anchieta

(M.C.)