TV Cultura e Fapesp lançam Portal Roda Viva

O novo site, em caráter experimental (Beta), permitirá o acesso às transcrições de todas as entrevistas realizadas no Roda Viva nos últimos 21 anos

sáb, 16/06/2007 - 15h40 | Do Portal do Governo

A TV Cultura e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) assinaram nesta quinta-feira, dia 14, um acordo de cooperação que coloca no ar o Portal Roda Viva/ Fapesp (www.tvcultura.com.br/portalrodaviva). O novo site, em caráter experimental (Beta), permitirá o acesso às transcrições de todas as entrevistas realizadas no Roda Viva nos últimos 21 anos, na íntegra. O endereço definitivo do Portal será informado assim que os testes forem concluídos.

O internauta também poderá pesquisar temas que foram abordados e/ou citados durante os programas, por meio de um mecanismo de busca que identifica palavras-chave. Além disso, será possível assistir trechos (de até dois minutos) das entrevistas.

Inicialmente, estarão disponíveis para consulta e pesquisa, 16 entrevistas (Fidel Castro, Plínio Marcos, Fernando Henrique Cardoso, Antonio Nóbrega, Domenico de Masi, Gilberto Gil, Amartya Sen, Dom Paulo Evaristo Arns, Armando Falcão, Oscar Niemeyer, Hugo Chávez, Oliviero Toscani, José Saramago, Michael Bloomberg, Muhammad Yunus e Ayrton Senna). Em um ano, o Portal disponibilizará as transcrições de todas as entrevistas, que somam mais de mil personalidades e temas que estiveram no centro do Roda Viva.

Para o presidente da FAPESP, Carlos Vogt, este é um projeto de extrema importância cultural, que passa a ser uma referência na organização da memória política e cultural. “O Portal Roda Viva poderá ser usado universalmente para a educação”, enfatiza.

Da Assessoria da RTV Cultura

(R.A.)