TV Cultura celebra o Dia Internacional do Riso

Será no dia 18, com a de Quás-Quás-Quás, que marca a volta às telas do apresentador Wandy Doratiotto

qui, 15/01/2009 - 17h32 | Do Portal do Governo

Para celebrar o Dia Internacional do Riso, comemorado no domingo, 18, a TV Cultura leva ao ar dois programas que prometem fazer o telespectador movimentar os 12 músculos faciais que são acionados quando sorrimos: a pré-estréia de Quás-Quás-Quás, que marca a volta do apresentador Wandy Doratiotto à tela da emissora, e o Massaroca Especial.

Com programetes que têm duração de um minuto, Wandy traz, em Quás-Quás-Quás, piadas e anedotas extraídas de textos de autores brasileiros, como Cornélio Pires, Barão de Itararé e Câmara Cascudo. Além de do humor antigo, o apresentador contará também, em uma segunda etapa do programa, piadas com um toque mais contemporâneo. Essa mistura, do antigo com o novo, possibilita que a atração tenha um conteúdo genérico de humor. No dia 18, aCultura colocará no ar cerca de 20 episódios, exibidos desde o “Viola, Minha Viola” (às 9h) até o “Cine Verão (às 23h)”. A estréia oficial de Quás-Quás-Quás deverá ocorrer em breve.

Às 20h é a vez do Massaroca Especial. O quadro, exibido semanalmente pelo programa “Metrópolis”, ganha uma versão de meia hora, em que será exibido um “pout-pourri” com os melhores episódios de 2008. O público poderá rever os seguintes “episódios”: Rock, Anos 80, Natal, Dia do Trabalho e Oscar. Em todos eles, os quatro integrantes do Massaroca ironizam, de forma bem-humorada, acontecimentos e pessoas de todas as épocas e de todas as partes do mundo.

Benefícios do riso

  • Segundo especialistas, quando rimos movimentamos 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas movimentamos 24; e quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos trabalhados. Esse exercício facial retarda o aparecimento de rugas. Mas o riso não exercita apenas o rosto, mexe também com o corpo inteiro.
  • Os hormônios do estresse, produzidos pelas nossas glândulas suprarenais, têm sua quantidade reduzida; e o nível de cortisol, que aumenta de forma nociva durante o estresse, diminui significativamente.
  • Nossa função imunológica melhora, pois boca e lágrimas passam a conter maior quantidade de imunoglobulinas, que são anticorpos da nossa primeira linha de defesa contra algumas infecções virais e bacterianas.
  • Inicialmente nossa pressão sangüínea aumenta e depois reduz abaixo dos níveis de repouso, proporcionando uma redução da tensão muscular, que percebemos com o relaxamento do corpo.
  • Nosso cérebro e corpo passam a produzir mais beta-endorfinas, que são opiáceos internos que ajudam a minimizar a sensação de dor, possuindo ainda um efeito antiinflamatório em nossas juntas e ossos, colaborando na redução da inflamação e aliviando a dor em condições artríticas.
  • O ar é expelido em grande velocidade dos nossos pulmões, fazendo com que todo o corpo fique oxigenado. Isso nos ajuda a manter uma boa forma aeróbica e a pensar com mais clareza e criatividade.

Da Fundação Padre Anchieta