TV Cultura apresenta Stanley Jordan dia 8

Gravado no Memorial, o programa traz músicas Charlie Parker e Oliver Nelson, entre outros

seg, 07/04/2008 - 14h28 | Do Portal do Governo

Neste mês, a TV Cultura apresenta às terças-feiras, a partir das 23h40, o Especial Cultura Abril Show! No dia 8, a emissora leva ao ar o show do guitarrista americano Stanley Jordan com a participação da Orquestra Jazz Sinfônica, sob a regência de João Maurício Galindo.

Gravado no Memorial da América Latina, em São Paulo, o programa traz composições preciosas de grandes mestres do jazz, como Charlie Parker e Oliver Nelson, além de canções de gênios da MPB, como Tom Jobim e Chico Buarque.

A abertura fica por conta do arranjo do grande mestre  da Jazz Sinfônica, Cyro Pereira para West Side Story, de Bernstein. Os músicos Ruriá Duprat, Tiago Costa, Maurício de Souza, Fernando Correa e Marcelo Ghelfi, colaboradores dedicados e  constantes, também forneceram ao espetáculo arranjos impecáveis.

Vale ressaltar ainda a participação dos músicos brasileiros que acompanham Stanley Jordan: Ivan Conti na bateria e Dudu Lima no contrabaixo.

Tocando com profunda emoção, com regras e possibilidades ilimitadas, Stanley, considerado originalmente um músico de jazz, desenvolve seu trabalho  na direção de  uma ampla síntese de estilos, sendo capaz, por exemplo, de misturar barroco e blues numa mesma frase.

Em 1985, lançou seu primeiro Cd, Magic Touch, pelo selo Blue Note, com estrondoso sucesso, seguido do título de “Touch Virtuoso” pela técnica que desenvolveu e que lhe confere na guitarra os recursos de um piano, além de dar a impressão sonora de duas ou três guitarras tocando ao mesmo tempo. Stanley Jordan se diplomou em teoria da música pela Universidade de Princeton e começou a carreira tocando nas ruas de Nova York, Filadélfia e outras cidades americanas. 

Da Secretaria da Cultura