TV Cultura apresenta o mundo da física quântica

Data de exibição coincide com o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

dom, 09/11/2008 - 19h07 | Do Portal do Governo

A TV Cultura exibe nesta segunda, 10, às 19h30, o programa O discreto charme das partículas elementares, que utiliza a dramaturgia para simplificar o universo da física quântica e torná-lo mais atrativo aos jovens. A data para a exibição coincide com o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, que leva o selo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na atração, Marcelo Tas atua como um apresentador de TV, do tipo chapeleiro maluco, e leva o personagem principal, Rafael (Giovanni Delgado) para uma viagem em um mundo paralelo, com informações sobre átomos, elétrons, quarks, léptons e bósons mediadores e também a respeito da teoria do Big Bang, sobre a origem do Universo.

No cenário, onde 70% dos espaços são digitais, os atores interagem com o virtual, como se fosse um videogame no qual o protagonista precisa passar por diferentes níveis. “Utilizamos linguagem moderna e lúdica para tratar de um assunto que costuma ser árido para a garotada. A computação gráfica contribui para ensinar e tornar a atração bem interessante visualmente”, comenta o diretor do programa, Ricardo Elias (dos premiados filmes De passagem e Os 12 trabalhos).

Elegante e divertido

O roteiro, de Claudio Yosida e Dani Patarra, foi inspirado em livro homônimo da professora Maria Cristina Abdalla, que contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Reitoria da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O programa pretende atingir adolescentes do ensino médio e interessados na Ciência moderna. Um dos destaques é um rap que apresenta o Large Hadron Collider (LHC), ou Grande Colisor de Hádrons. A máquina, que entrou em funcionamento neste ano, na Suíça, é o maior acelerador de partículas do mundo. A versão inglesa do rap já registrou mais de 3 milhões de acessos na Internet. A adaptação para o português é interpretada pelo rapper Rincon Sapiência.

Segundo Tas, a nova atração servirá para mostrar que quase tudo em nossa vida está relacionado à Física, especialmente às partículas elementares. Para ele, o roteiro traduz essa realidade complexa de maneira elegante e divertida: “O mundo já está vivendo essa tremenda novidade sem se dar conta, principalmente os jovens”.

Serviço

O discreto charme das partículas elementares

Duração: 52 minutos.

Roteiro: Claudio Yosida e Dani Patarra.

Direção: Ricardo Elias.

Assistente de direção: Joyce Abram Martirani.

Produção: Lina Murano.

Atores: Marcelo Tas (apresentador de TV), Giovanni Delgado (Rafa), Sheyla Coelho (Marina), Flávia Garrafa (professora Helena), Ivo Müller (professor Maxwell).

Participações especiais: professores-doutores Maria Cristina Abdalla, Francisco Caruso Neto e J. A. Helayel Neto

Da Fundação Padre Anchieta

(L.F.)