TV Cultura apresenta grandes nomes da literatura mundial

Programa com o melhor da Flip vai ao ar na segunda-feira, 21, às 10h30

sáb, 19/07/2008 - 12h43 | Do Portal do Governo

Os apresentadores e repórteres da TV Cultura Cunha Jr., Domingas Person, Lillian Witte Fibe, Rodrigo Rodrigues, Manuel da Costa Pinto e Letícia Costa apresentam segunda-feira, 21, às 20h30, edição especial com o que houve de melhor na cobertura da 6ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que movimentou as ruas de pedra da velha cidade fluminense.

Numa versão inteiramente reeditada, o programa trará trechos das principais entrevistas e reportagens feitas pelos programas Metrópolis, Entrelinhas, Vitrine, Roda Viva, Letra Livre e Zoom. No roteiro, conversas com o dramaturgo inglês Tom Stoppard, consagrado pela utilização do humor em conceitos filosóficos e criação de diálogos de duplo sentido; o holandês Cees Nooteboom, escritor contemporâneo de maior destaque nos países baixos, que lançou recentemente Paraíso Perdido. O livro tem como protagonistas duas brasileiras; e a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, que critica a imagem que a imprensa cria da África.

Rodrigo Rodrigues traz ainda um bate-papo animado e cheio de controvérsias com Carlos Lyra, um dos remanescentes da bossa-nova, durante passeio por Paraty;  e Cunha Jr. em uma entrevista surpreendente com a roteirista argentina Lucrecia Martel.

Participam também do especial figuras mundiais como o inglês Neil Gaiman, um dos responsáveis por alçar os quadrinhos à recente posição de prestígio no universo literário; o francês Pierre Bayard, que fala sobre o recente livro Como falar dos livros que não lemos?; o escritor americano Nathan Englander; o colombiano radicado no México Fernando Vallejo; o jornalista alemão Ingo Schulze; o italiano Alessandro Baricco; o roteirista nova-iorquino Richard Price; e os gaúchos Vitor Ramil e João Gilberto Noll. Para finalizar, uma homenagem ao escritor Machado de Assis, eternizado nas páginas de Dom Casmurro.

Da Fundação Padre Anchieta

(I.P.)